Masterchef

Como fazer cuscuz nordestino sem cuscuzeira? Chef ensina maneira prática

O 9º episódio do MasterChef mostrou que é possível fazer cuscuz sem uma panela específica; veja como abaixo:

Stefani Sousa 02/09/2021 • 13:04 - Atualizado em 02/09/2021 • 13:49
Como fazer cuscuz sem cuscuzoca?
Como fazer cuscuz sem cuscuzoca?
Carlos Reinis/Band

No MasterChef da última terça-feira, 31, os participantes tiveram que preparar um cuscuz perfeito na prova de eliminação. Para inspirá-los na receita, que é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade, a chef Helena Rizzo ensinou a fazer cuscuz paulista. O prato, delicado e saboroso, deixou os chefs Fogaça e Jacquin apaixonados.  

Durante a exibição, nas redes sociais o público ficou curioso para saber como os cozinheiros prepararam a receita, na versão nordestina, sem o uso de uma cuscuzeira. Para quem também não tem a panela em casa, o chef Peter Katzenbeisser, consultor de gastronomia do programa, ensina maneira prática para atingir o mesmo resultado nos flocos de milho:  

O segredo para alcançar a textura do cuscuz é conseguir prepará-lo no vapor. “Se você tiver um “cozi-pasta” na sua casa, aquela panela de macarrão, com aro e furinhos em cima, dá pra fazer ali e fica uma delícia”, orienta.  

Mas não para por aí, o cuscuz também pode ser feito com um prato colocado por cima da panela tradicional, como uma tampa. “Se colocar um pano envolvendo um recipiente dá certo. Pode usar também qualquer recipiente furado, como um escorredor de macarrão ou de arroz.” Itens básicos na cozinha, ein!  

Para deixar o prato perfeito é preciso ficar de olho no cozimento, saber a hora de tirar do fogo para que não fique seco ou sem liga. “Na verdade, é como o arroz arbóreo. A farinha é muito fina e ele dobra de tamanha ao longo do processo. Para cozinhar vai cerca de 15 ou 20 minutos para ficar pronto”, aconselha o chef.