Masterchef

Como fazer macarrão cacio e pepe do MasterChef em 15 minutos

Abaixo, confira as receitas da Amanda, do Tiago e do Pedro, os destaques do desafio que salvou o trio de participar da prova de eliminação do 3º episódio

Da redação, com MasterChef

Como fazer macarrão cacio e pepe do MasterChef em 15 minutos
Como fazer macarrão cacio e pepe do MasterChef em 15 minutos
Carlos Reinis/Band

Fãs de massa, atenção: que tal preparar um macarrão cacio e pepe do MasterChef e em 15 minutos? O prato clássico italiano foi o tema da mini prova, que salva os melhores de irem para o desafio final e eliminatório. Amanda, Tiago, Pedro, Ana Karina, Eduardo, André e Juliana A. participaram, mas os três primeiros foram os destaques da vez.

Abaixo, confira as receitas do trio:

Cacio e pepe da Amanda

Confira essa deliciosa receita de cacio e pepe, realizada pela Amanda, no 3° episódio do MasterChef. Saiba fazer em casa em 15 minutos


Ingredientes:

150 g de linguine
70 g de queijo parmesão
30 g de pimenta-do-reino moída
Sal a gosto
1 litro de água fervente
200 ml da água do cozimento do macarrão

Modo de preparo:

1. Comece aquecendo a água até ferver. Salgue com três pitadas de sal e coloque o macarrão para cozinhar por, aproximadamente, 7 minutos ou até que fique al dente (firme). Enquanto cozinha a massa, rale o queijo e acrescente as pimentas moídas. Reserve.

2. Retire o macarrão da água e escorra. Em uma frigideira quente, acrescente o macarrão com o queijo, a pimenta e um pouco da água do cozimento para já começar a incorporar todos os ingredientes e ficar cremoso. Vá acertando a cremosidade do molho com a água do cozimento, enquanto mexe vigorosamente.

3. Assim que perder o líquido e tudo estiver incorporado, retire do fogo e acerte o sal. Emprate com mais queijo ralado e pimenta a gosto.


Cacio e pepe do Tiago

Confira essa deliciosa receita de cacio e pepe, realizada pelo Tiago, no 3° episódio do MasterChef. Saiba fazer em casa em 15 minutos


Ingredientes:

300 g de linguine
140 g de queijo pecorino
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo:

1. Ferver a água para o macarrão (aproximadamente 2 litros). Adicione duas pitadas generosas de sal. Cozinhe o macarrão conforme recomendado na embalagem.

2. Rale o queijo bem fino. Quando der 5 minutos de cocção da massa, pegue uma concha da água do cozimento e jogue na frigideira grande. Com a frigideira em fogo médio-baixo, adicione o queijo aos poucos e mexa com muito vigor.

3. Acrescente o macarrão direto na frigideira e mexa bastante para manter a emulsão. Prove e corrija o sal e adicione a pimenta-do-reino com generosidade. Continue mexendo por dois minutos e sirva imediatamente.

Cacio e pepe do Pedro

Confira essa deliciosa receita de cacio e pepe, realizada pelo Pedro, no 3° episódio do MasterChef. Saiba fazer em casa em 15 minutos


Ingredientes:

120 g de espaguete
200 g de queijo pecorino
½ colher de sopa de pimenta-do-reino em grão e moída na hora

Modo de preparo:

1. Ferva a água e salgue.

2. Cozinhe o espaguete por 7 minutos.     

3. Rale o queijo fino e reserve em uma tigela.

4. Logo antes de tirar o macarrão, misture uma concha da água do cozimento com o queijo. Mexa com o fouet.

5. Com uma pinça, leve o macarrão à frigideira aquecida e, aos poucos, jogue a mistura de água com queijo sobre a massa. Enquanto joga, continue misturando o queijo e água com a ajuda do fouet.

6. Continue o cozimento, sempre mexendo a massa com a pinça para emulsionar. Se necessário, adicione mais água usada no cozimento.

7. Antes de servir, acrescente a pimenta moída, misture e emprate.