Masterchef

Eduardo e Maria do Carmo são campeões do MasterChef+: "O coração treme"

A dupla de cozinheiros venceu a disputa contra Cida e Mônica na final do MasterChef+, exibida nesta terça-feira (26); confira as entrevistas exclusivas

Aline Naomi

O Papai Noel foi muito generoso neste Natal com Eduardo e Maria do Carmo! Eles são os campeões da 2ª temporada do MasterChef+, cuja final foi exibida nesta terça-feira (26). O cozinheiro de Porto Alegre (RS) e a cozinheira de Paraguaçu (MG) conquistaram o troféu da edição após preparar um menu que agradou muito aos jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça.  

Para Maria do Carmo, ganhar o MasterChef+ foi a realização de um sonho. "Eu não consigo encontrar palavras para descrever. O coração treme, é uma coisa que eu não sei como dizer", conta emocionada em entrevista exclusiva ao Band.com.br. Ela compara o sentimento ao de quando suas filhas nasceram e completa: "Está nascendo uma nova Maria do Carmo." 

Já para Eduardo, ser o novo campeão do MasterChef+ era algo inimaginável e imensurável. "É muito bom ganhar. Eu não imaginava que era isso, entendeu? Não tem tamanho. Não dá pra tu botar numa mala, não dá pra tu botar num quarto, só dá pra levar aqui dentro", diz o tatuador batendo no peito.  

Conexão do Sul com o Sudeste 

No menu da final, Eduardo e Maria do Carmo quiseram trazer pratos que representassem cada um deles e, sobretudo, a região de onde vêm. A dupla preparou um lombo suíno recheado com bacon e taioba, acompanhado de farofa de macadâmia e purê de batata-doce roxa. De sobremesa, eles serviram um suflê de goiabada com creme de requeijão.  

A farofa, inclusive, foi muito elogiada pelos chefs. Maria do Carmo comemora a avaliação e relembra a farofa que Jacquin chamou de extraordinária na prova da moqueca. "Acho que está ficando a minha marca no MasterChef", diz a cozinheira. O ponto do porco preparado por Eduardo também foi bastante elogiado, apesar da dificuldade. "Foi um menu complicado, mas a gente tinha tudo na cabeça sobre como ia fazer", analisa o campeão.  

A família que escolhemos ter 

Além do troféu, Edu e Maria do Carmo levam do MasterChef+ a relação que construíram ao longo do programa. "A gente construiu uma relação não só de amizade, mas de mãe e filho", descreve a cozinheira. "Eu via nele um filho. Ele me deu um aconchego, um carinho, um cuidado, e isso me fez ter novo ânimo, e fazer a final com ele, foi, assim, um prêmio." 

"Fazer a prova com a Maria do Carmo foi um passeio, foi um divertimento grande", declara Edu. "Fazer parte dessa coisa, de ir construindo este mix de sentimentos e emoções ao longo da competição, foi uma surpresa muito grande, porque eu não esperava nada isso." 

E quem disse que o MasterChef+ é o ponto de chegada? Que nada, este é só o começo! Eduardo comenta que tem muita vontade de ter seu próprio bistrô, mas entende que ainda tem muito a aprender. Já Maria do Carmo tem vontade de repassar seus conhecimentos na cozinha, sobretudo para crianças. "Acho que tem muita coisa que os mais jovens não sabem", analisa a campeã. Boa sorte, Edu e Maria do Carmo! 

O que rolou na final do MasterChef+? 

Então é Natal! 

O Natal invadiu o MasterChef+ com tudo! Na final da disputa, Eduardo e Maria do Carmo competiram pelo troféu com Cida e Monica. Em duplas, os cozinheiros precisaram fazer uma ceia caprichada para agradar aos chefs. A ceia deveria ter um prato principal, com um acompanhamento e um molho, e uma sobremesa. 

Casa cheia 

Para acompanhar este momento mais do que especial, os oito ex-participantes desta edição retornaram à cozinha do MasterChef. Além disso, as famílias dos finalistas surpreenderam os cozinheiros e deixaram o episódio ainda mais emocionante.  

Hora da verdade  

Se, por um lado, Eduardo e Maria do Carmo fizeram uma mescla de pratos que representassem suas regiões, Cida e Monica resgataram receitas afetivas no menu da final. Elas serviram um pato ensopado na laranja com vinho branco, acompanhado de arroz de urucum, e uma sobremesa de pão com creme inglês de rapadura e licor de cacau.  

Ambos os menus foram muito elogiados pelos chefs, mas, no fim das contas, Eduardo e Maria do Carmo levaram a melhor e se consagraram campeões da edição.