Masterchef

"MasterChef 2022": Relembre a trajetória das finalistas Fernanda e Lays

A engenheira e a designer estão na grande final da 9ª temporada do talent show

Da Redação

Fernanda e Lays disputarão a grande final do MasterChef Brasil 2022
Fernanda e Lays disputarão a grande final do MasterChef Brasil 2022
Melissa Haidar/Band

Chegou a hora! Após 16 episódios, Fernanda e Lays disputam a grande final do “MasterChef Brasil 2022”. No episódio exibido na última terça-feira (30), Lays venceu a prova dos campeões do MasterChef Profissionais e garantiu a primeira vaga. Em seguida, Fernanda ganhou o duelo contra Rafael no preparo de um banquete. 

Para levar o título para casa, as finalistas terão que ter muita concentração para apresentar um menu com entrada, prato principal e sobremesa. Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça serão ainda mais criteriosos no embate decisivo. Quem será que vence? A grande final acontece no dia 6, a partir das 22h30. E você pode acompanhar o programa pela Band TV, no Band.com.br ou aplicativo Band Play

Para esquentar a grande final do “MasterChef 2022”, relembre a trajetória das finalistas durante a competição.

Fernanda

Eliminada no primeiro episódio

Fernanda descumpriu o critério básico da prova e foi a primeira eliminada do "MasterChef 2022". Depois de fazer uma panacota desastrosa na prova de classificação, a engenheira civil se atrapalhou ao preparar a receita do chef Erick Jacquin, um coelho com mostarda que deveria conter batatas. A falta do ingrediente resultou no não cumprimento da prova e tornou a decisão “fácil” para os jurados. Fernanda perdeu a disputa para Genesca. 

“Vocês foram as duas piores. Mas como falei, replicar é replicar. E como faltaram as batatas dentro do seu prato, Fernanda vai deixar o ‘MasterChef’ hoje”, disparou Erick Jacquin.

Fogaça aconselhou a mineira: “Você tem potencial. E os tombos da vida nos fazem crescer”. Nem precisa dizer que Fernanda levou à risca os conselhos do chef.  

A volta por cima

Após sete programas ausentes, Fernanda retornou ao “MasterChef” na repescagem, venceu a prova do muro e foi destaque no desafio da torre de éclair. Embora ninguém tenha finalizado a montagem do doce, a receita da mineira foi a que mais se aproximou do que era esperado pelos chefs. 

Desde que saiu, a engenheira afirmou que chegou ao “fundo do poço” e questionou suas habilidades. Logo, o sentimento deu lugar à gratidão e Fernanda se sentiu privilegiada por estar entre os 16 melhores cozinheiros amadores do Brasil. Foi quando decidiu focar no que de fato poderia melhorar: sua atenção e técnica. 

“Aproveitei esse tempo fora para fazer duas coisas que eu sabia serem essenciais para meu retorno. A primeira foi me manter mais isolada, controlar a minha mente e estar em contato com a natureza para me cuidar. Depois, fui encaixando os estudos de uma forma que não ficasse tão pesado. Me organizei para tornar a experiência gostosa e acabei estudando temas que nunca imaginei”, revelou ela em entrevista ao Band.com.br

Capitã na prova do cupcake

Fernanda voltou com tudo. No episódio seguinte da repescagem, a mineira participou de uma prova tensa. Os participantes se dividiram em duas equipes para preparar 150 cupcakes. Na prova, o licor era um ingrediente obrigatório e os cozinheiros tiveram que preparar dois recheios para os minibolos. 

O time vermelho, formado por Edleide, Jason e Renato, foi liderado por Fernanda; já o time azul foi capitaneado por Rafael, que trabalhou ao lado de Fernando, Lays, Melina e Paraskevi.

O time de Fernanda preparou duas receitas que agradaram os jurados: um cupcake de caramelo salgado, com cobertura de creme inglês, cacau com pistache e mirtilo, e outro cupcake de red velvet com geleia de frutas vermelhas e glacê de cream cheese, farofa red e framboesa. A equipe vermelha venceu a prova dos cupcakes não só pelo sabor, mas porque o time azul também não conseguiu fazer 150 bolinhos.

Venceu Jason

No 13º episódio, os chefs fizeram o mercado para os participantes. A prova foi realizada em duelos. Renato, que venceu o desafio da semana anterior, escolheu enfrentar Rafael, usando ingredientes escolhidos por Fogaça. Jason chamou Fernanda para o embate, usando a cesta da Helena Rizzo. Já Melina e Lays trabalharam com insumos definidos por Jacquin.  

Após 1 hora de prova, Renato, Lays e Fernanda venceram a disputa. Os três fizeram, respectivamente, receitas com barriga de porco, sardinha e rã.  Jason foi para a prova final e deixou a competição após fazer um bolo desastroso. Vitória da loba!

Lays

Baterista de banda punk rock

Lays é uma caixinha de surpresas. No 6º episódio da temporada, a designer revelou aos jurados que já foi baterista de uma banda de punk rock chamada Paranoia.  Ela ainda cantou trecho de uma das músicas do grupo.

Em entrevista ao Band.com.br, a cozinheira amadora contou mais detalhes da história da banda, que começou quando ela tinha 14 anos e foi até os 16. Formada por 5 meninas, a Paranoia não só tocava clássicos como também era responsável pela composição de diversas canções. 

Autodidata, a mineira apendeu a tocar bateria assistindo clipes de suas bandas favoritas. “Fui pegando umas latas e ficava tentando imitar”, confessa. Foi assim até que, certo dia, em uma visita ao ensaio da banda de seu cunhado, Lays se sentou na bateria e começou a tocar. 

Venceu prova com ravioli de cacto

O TOP 10 da temporada foi definido no sexto episódio, em provas para lá de complexas. A Caixa Misteriosa trouxe um ingrediente inédito do programa: o cacto

O chef de cozinha Timóteo Domingos, do Instituto Gastrotinga, deu uma aula para os cozinheiros amadores sobre a planta e também avaliou os pratos da noite ao lado dos jurados.

O prato apresentado por Lays exaltou o ingrediente com muito sabor. Por isso, ela venceu a prova difícil e especial.

Mandou bem no chanko nabe

A cultura japonesa invadiu o “MasterChef Brasil 2022”. No oitavo episódio da competição, os participantes tiveram que preparar chanko nabe, sopa típica do país muito consumida por lutadores de sumô.  

Lays superou os demais cozinheiros amadores e entregou a melhor versão do prato. O chef Érick Jacquin não poupou elogios ao trabalho feito pela participante. “É muito bom! A gente se sentiu no Japão”, declarou o jurado.

Helena Rizzo também não dispensou bons comentários sobre o prato de Lays. “Está saboroso, forte e delicado ao mesmo tempo. Achei bem bom”, disse a chef. Em entrevista ao Band.com.br, Lays revelou quais foram os desafios da Prova de Eliminação do chanko nabe. 

“É uma sopa simples, que tem um caldo saboroso, mas com muitos toppings, muitas preparações. Dar conta de tudo isso e garantir o visual bonito foram os principais desafios. Então, caprichei nos cortes”, contou.

Se emocionou ao falar da mãe

No 11º episódio da temporada, os competidores tiveram que preparar uma feijoada completa com acompanhamentos tradicionais para 100 integrantes das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, direto do sambódromo do Anhembi. 

Eles contaram com a ajuda e mentoria de duas coordenadoras da ala das baianas, que já estão acostumadas a preparar a iguaria para os componentes. Os competidores se dividiram em duas equipes para preparar uma feijoada completa.

Em determinado momento, Lays lembrou da mãe enquanto cozinhava uma feijoada ao lado da baiana Sandra, mesmo nome da mãe dela. A matriarca faleceu quando ela tinha apenas 8 anos. “Eu tô muito feliz, até me emocionei. Eu nunca tive a oportunidade de cozinhar com a minha mãe. E o nome da minha mãe era Sandra, então eu senti ela aqui comigo, cuidando de mim”, disse a participante, enquanto abraçava a baiana.