A primeira prova de duelos da 9ª temporada do MasterChef, exibida no episódio desta terça-feira (31), se transformou em pesadelo para Melina e Mitiko, que disputaram entre si. Nenhuma delas se deu bem com a receita em que deveriam preparar um molho clássico com um filé ao ponto, mais um acompanhamento com batatas.
As adversárias serviram aos chefs Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Helena Rizzo, cada uma, pratos com molho de chocolate com mil folhas de batata, além da carne. Nenhuma delas agradou.
“O mil folhas de batata não existe, parece cru. Em um parece cru e no outro não existe. O molho de chocolate não é para um sorvete de creme, e para carne. Nenhum é bom. Chocolate queimado, amargo”, detonou Jacquin.
Fogaça teve opinião semelhante a do chef francês. “Os dois pratos estão desastrosos, ruins”, disparou. Até mesmo Helena Rizzo, que é mais complacente com os participantes do programa, subiu o tom na critica: “Muito horrível”.
Para Henrique Fogaça, os pratos de Melina e Mitiko foram extremamente ruins. “Pior coisa que eu já comi na minha vida,”, criticou o chef.
Com o resultado que obtiveram no desafio de duelos, ambas foram direto para a prova de eliminação.
“Não levei para o coração”
Nos bastidores do programa, a reportagem do Band.com.br conversou com Melina e Mitiko sobre o que aconteceu na prova em que elas foram duramente criticadas.
“Acho que o meu paladar não é tão refinado quanto o dos chefs. Provei e achei gostoso. Sabia a carne estava no ponto certinho. A batata eu sabia que não tinha chegado a ser um mil folhas, até mesmo porque eu tinha me cortado e não consegui fazer as camadas direito. O molho pode ter ficado ruim porque eu não tinha referência. Pode ter ficado desequilibrado”, analisou Melina.
Embora não tenha agradado os chefs, Melina discorda que seu prato estava “incomível”, como afirmou Fogaça. “Não levei para o coração [as críticas]. Dava para comer. Colocava no almoço de família no domingo e o pessoal comeria”, declarou.
Ela afirmou, ainda, que as broncas não a afetaram para a segunda prova de eliminação: “O meu único problema é saber que posso ir embora [do programa]. É deixar tudo para trás e colocar a cabeça no agora. Não dá para pensar na prova passada”.
“Sensação de impotência”
Mitiko comentou como se sentiu ao ser criticada pelos jurados. “É uma sensação de impotência. Quando o Fogaça falou que [o molho de chocolate] parecia uma ganache, eu pensei, não era para ser”, afirmou.
Foi um prato difícil de fazer. Eu nunca tinha visto esse molho. A gente não sentiu o ponto. Pedimos para provar o prato para sabermos a consistência e o sabor, mas não tínhamos referência nenhuma. Foi um desafio.
Apesar da derrota na primeira prova, a cozinheira amadora se reergueu rapidamente para enfrentar o desafio de eliminação.
“Eu fui tranquila. Falei, vou focar e fazer o meu melhor. Eu não esperava que fossem duas pessoas para a eliminação porque das outras duplas, uma pessoa subia para o mezanino e a outra ia para a eliminação. Foi uma surpresa”, disse Mitiko.