Notícias

Jacquin conta como ter falido seu restaurante o ajudou em Pesadelo na Cozinha

Chef francês explica que a experiência negativa com o La Brasserie foi a pior fase da sua vida, mas que deu a volta por cima

Da Redação

Erick Jacquin se depara com vários motivos que levam um restaurante ao fracasso em Pesadelo na Cozinha. Falta de organização financeira, funcionários pouco experientes, pouco profissionalismo dos donos, comida ruim e até mesmo sujeira. O chef francês não pensa duas vezes antes de apontar os erros dos proprietários e faz questão de dizer que já viveu uma experiência parecida. 

Em 2013, um ano antes da sua estreia na TV, em MasterChef, ele precisou fechar as portas. “Quando eu comecei a fazer esse programa muita gente falou ‘como ele vai ajudar os outros se já tem uma experiência negativa? Como ele vai falar para os outros se já fez errado?’ E eu falei que é muito mais fácil ajudar os outros quando você já sabe o que não pode fazer”, conta ao falar do seu antigo restaurante, La Brasserie.

Com as contas no vermelho, ele preferiu fechar o estabelecimento antes que a qualidade caísse, mas essa foi uma decisão dolorosa. “Foi a fase mais difícil da minha vida, muito complicada, mas já era. Já foi. Já tá resolvido. Foi a faculdade mais cara da minha vida. Aprendi muito o que não posso fazer, o que devo fazer e como se faz. E por isso que hoje posso falar para os outros como é”, explica.

Logo depois de tudo aconteceu, Jacquin prometeu a si mesmo que nunca mais abriria um restaurante e deu algumas entrevistas com essa afirmação. Passados alguns anos, depois que a poeira baixou, o chef mudou de ideia e entendeu que, apesar do La Brasserie ter sido fechado, seu amor pela cozinha seguia firme e forte.

“Eu já não quis saber de restaurante, falei que nunca mais ia abrir um restaurante, mas abri. Porque acho que é a coisa mais linda do mundo, que eu amo, que eu gosto de fazer. Eu fiz, eu abri e não me arrependo de nada. O mais importante é não se arrepender. Para tudo o que a gente faz, não pode se arrepender. É como o amor. A gente deve ir em frente e fazer. Ponto final!”, afirma.

Com a exposição na mídia e a ajuda de alguns amigos, Jacquin se reergueu profissionalmente e hoje comanda os restaurantes Président, Le Bife e Ça-Va, além de três programas na televisão: MasterChef, Pesadelo na Cozinha e Minha Receita. “Eu poderia ir embora, poderia fugir, poderia não pagar ninguém, mas não fiz isso. Escolhi o contrário. Eu fiquei, eu paguei e coloquei a cabeça para cima. Dei uma bela volta por cima.”