Notícias

Vergonha da profissão? Confira 8 coisas que Jacquin reclamaria na sua cozinha e você nem imagina

Da Redação 07/02/2021 • 08:06
Você é a vergonha da profissão? Descubra o que o chef Erick Jacquin diria da sua cozinha
Você é a vergonha da profissão? Descubra o que o chef Erick Jacquin diria da sua cozinha
Reprodução/Band

Quem acompanha as temporadas de Pesadelo na Cozinha está acostumado com as broncas do chef Erick Jacquin sempre que encontra algo errado nos restaurantes. Agora imagine receber uma visita do cozinheiro na sua casa… Por aí, o que seria digno das reclamações do francês? Será que sua cozinha é a vergonha da profissão ou agradaria o chef? Veja oito coisas dignas das reclamações de Jacquin e que, com certeza, você já fez pelo menos uma vez na vida. Não vale mentir, ein!

1 - Usar água da torneira no preparo das refeições 

Para Jacquin, o gosto da água que não é filtrada acaba influenciando no sabor da comida. No restaurante Esporte Bar, o clima esquentou quando os funcionários usaram água da torneira para preparar um suco de limão. O chef reagiu mal e vários outros sucos tiveram que ser refeitos. Se você faz o mesmo em casa, acredite, a bronca será garantida. 

2 - Requentar óleo  

Ao fritar algum tipo de ingrediente no óleo, pedacinhos acabam ficando na panela e contaminando a mistura que, ao ser utilizada para preparar algo diferente, pode mesclar os sabores. Jacquin, por exemplo, já comeu batata frita com gosto de peixe em um dos estabelecimentos visitados pelo programa. A reação do chef não foi nada boa…

3 - Congelar produtos de maneira inadequada 

Se você é fã de Pesadelo na Cozinha, sabe que congelar comida é coisa séria para o cozinheiro. Quando esteve no restaurante Pé de Fava, na segunda temporada, o chef deixou bem claro que desligar o freezer ou colocar ingredientes de forma descuidada no congelador é inaceitável e  pode estragar os ingredientes. Lembre-se de usar sacos plásticos e potes com tampa. 

4 - Panela velha não faz comida boa 

Uma panela ruim não ajuda em nada o trabalho do cozinheiro e pode atrasar processos e dificultar o preparo dos alimentos. É por isso que o chef francês bate tanto na mesma tecla: é preciso ter um bom material e organização para cozinhar. 

5 - Usar a cozinha como depósito 

Várias vezes, ao visitar restaurantes, Jacquin encontra cozinhas bagunçadas e com utensílios que não deveriam ficar no mesmo ambiente dos alimentos. No primeiro episódio da segunda temporada, por exemplo, o chef encontrou uma gaveta cheia de sacolas plásticas, carregador de celular, bucha, faca, restos de bolacha e muita sujeira. É a vergonha da profissão!

6 - Guardar produto de limpeza perto dos ingredientes 

Prepare-se para a bronca! Na cozinha, alimentos devem ser mantidos em lugares frescos, seguindo as recomendações do fabricante, e com higiene. Colocar produtos de limpeza dentro desse combo é prejudicial e pode contaminar ingredientes que serão utilizados nas refeições. 

7 - Produtos sem data de validade 

Um conselho de mãe, mas que também vem do chef Erick Jacquin é ficar de olho na data de vencimento do que é comprado no mercado, fica guardado no armário ou até mesmo é feito em casa. Ter cuidado com a qualidade dos alimentos é essencial para o resultado de uma refeição e, por isso, mesmo quando fizer molhos, conservas ou outros pratos, que podem ser guardados para o futuro, anote a data de fabricação e fique de olho na validade. Ninguém merece passar mal depois de comer, né?

8 - Geladeira desorganizada 

O terror dos cozinheiros profissionais é encontrar uma geladeira desorganizada, com produtos abandonados, fora do prazo de validade, potes ocupando espaço demais, e muita sujeira. Fique de olho na forma com que arruma os alimentos, faz toda a diferença na hora de encontrar algo.   

E você, por quantos itens levaria uma bronca do chef? Não perca a volta de Pesadelo na Cozinha na próxima terça-feira, 9.

  • pesadelo na cozinha
  • vergonha da profissão