Entretenimento

Rainha Elizabeth II participa de primeiro grande evento desde a morte de Philip

Monarca fez um discurso para falar sobre a abertura do parlamento britânico e o início do ano legislativo no Reino Unido

Da Redação, com BandNews TV

Rainha Elizabeth II participa de primeiro grande evento desde a morte do Príncipe Philip
Rainha Elizabeth II participa de primeiro grande evento desde a morte do Príncipe Philip
@TheRoyalFamily/Divulgação

A Rainha Elizabeth II, de 95 anos, participou do primeiro grande evento oficial depois da morte do príncipe Philip, no Palácio Westminster, nesta terça-feira, 11. Ela fez um discurso para falar sobre a abertura do parlamento britânico e o início do ano legislativo no Reino Unido. Em vez, como de costume, usar carruagem a mesma coroa de quando assumiu a monarquia, em 1954, Elizabeth apostou em uma cerimônia mais simples e intimista, acompanhada do filho príncipe Charles e da nora Camilla Parker-Bowles. As informações são da BandNews TV.

Tradicionalmente, o primeiro ministro é quem define o discurso com sua equipe de governo para que a rainha leia. Em sua fala, ela citou 25 projetos de lei que serão apresentados durante este ano e falou sobre os planos para o governo. A retomada do país, da educação e dos investimentos pós-pandemia foram a grande pauta. 

No entanto, há também projetos para educação adulta, como a ideia do governo de disponibilizar uma linha de créditos educacional, como já é feito para os jovens que vão para universidade, mas para pessoas mais velhas. Isso porque muita gente precisou se reinventar profissionalmente por conta da pandemia e há um grande índice de desempregados. 

Uma outra proposta que chamou atenção é para que as pessoas apresentem um documento com foto ao votar, o que ainda não é feito no país. A ideia é polêmica, já que partidos de oposição dizem que isso prejudica o perfil dos seus eleitores, que normalmente não têm uma carteira de motorista, documento com foto muito usado no país.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, tenta viver agora outro momento do governo. Ele anunciou na segunda-feira, 10, o plano 3 de 4 fases para reabertura do país. Na segunda-feira, 17, diversos setores, como museus, hotelaria e ambientes fechados de restaurantes, voltarão a funcionar.

Johnson se elegeu com a promessa de entregar o Brexit e fazer uma mudança estrutural e de serviços públicos. Com o novo coronarívus e suas implicações, ele entregou o Brexit, mas focou na pandemia. Agora, tenta unir a retomada do país com alguns planos do seu governo.

Mais notícias

Carregar mais