Fórmula 1

Franz Tost se despede da AlphaTauri após 18 anos como chefe de equipe

Dirigente deve seguir ligado à Red Bull como consultor; substituto será Laurent Mekies, ex-Ferrari

Da redação

O Grande Prêmio de Abu Dhabi deste domingo (26) marcou o fim da trajetória de Franz Tost, chefe de equipe da AlphaTauri, no dia a dia da Fórmula 1.

Com um currículo de 23 anos na categoria, sendo 18 deles na AlphaTauri (desde que o time ainda se chamava Toro Rosso), o austríaco foi bastante festejado ao longo do fim de semana em Yas Marina. E se despediu recebendo homenagens de diversas partes.

Nomes como Sebastian Vettel (2007 e 2007), Daniel Ricciardo (2012, 2013 e 2023), Max Verstappen (2015 e 2016), Carlos Sainz (2015 a 2017), Pierre Gasly (2017 a 2022) e Alexander Albon (2019) estiveram sob os cuidados de Tost durante a passagem pelo time B da Red Bull. O trabalho foi lembrado por Verstappen após a vitória no GP de Abu Dhabi.

“Obrigado a Franz Tost. Ele teve muitos de nós sob suas asas, e esta é sua última corrida. Então, obrigado, Franz”, afirmou o tricampeão no rádio com a equipe, ainda na pista após a prova.

Os atuais pilotos da AlphaTauri, que mudará de nome em 2024, também fizeram questão de destacar a importância do dirigente.

“Ele tem sido parte importante da equipe, e, obviamente, teve um grande papel no começo de minha carreira. Foi muito legal podermos passar juntos as últimas corridas de sua carreira. Desejo a ele o melhor, e sei que toda a equipe vai sentir falta dele. Mesmo hoje (domingo), todo mundo está celebrando ele, e tudo que ele queria fazer era correr. Isso mostra a pessoa que ele é”, afirmou Daniel Ricciardo.

“Obrigado a Franz. Eu gostei muito dos últimos três anos, e definitivamente vou sentir sua falta. Sem seus conselhos sobre como melhorar, eu não teria conseguido progredir tanto em minha carreira na Fórmula 1”, reforçou Yuki Tsunoda.

Franz Tost deixará o posto de chefe de equipe da AlphaTauri para Laurent Mekies, ex-diretor esportivo da Ferrari. A partir de 2024, o austríaco seguirá ligado à Red Bull, mas como consultor dos projetos da empresa na F1, próximo a Helmut Marko e sem um envolvimento regular com a categoria.

“Sei que ele vai aproveitar seu tempo longe da pista – a assim como aproveitou correndo semana após semana – com a mesma incrível paixão”, disse Ricciardo. “Sou grato a ele, e sei que permaneceremos em contato”, reforçou Tsunoda.

Por parte de Tost, em um comunicado divulgado pela própria AlphaTauri, o agora ex-chefe de equipe apenas agradeceu.

“Como esta foi minha última corrida, quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os fãs da Fórmula 1 pelo apoio. À FIA (Federação Internacional de Automobilismo), à FOM (Formula One Management), a todas as equipes da Fórmula 1, à Honda, à Pirelli, a todo mundo com quem tive uma boa cooperação ao longo dos últimos 18 anos. E, obviamente, à minha equipe e a todos os pilotos com os quais tive a sorte de trabalhar. Desejo a todos eles um futuro de sucesso”, despediu-se.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais