Fórmula 1

O que se sabe sobre o estado de saúde de Michael Schumacher

Heptacampeão de F1, Schumacher é preservado desde o acidente sofrido em 2013; veja o que se sabe sobre como está o piloto

Da redação

Michael Schumacher é heptacampeão mundial de F1
Michael Schumacher é heptacampeão mundial de F1
F1

Michael Schumacher conquistou sete títulos da Fórmula 1 e se tornou um dos maiores pilotos da história do automobilismo. Um acidente grave sofrido em 2013, porém, tirou de cena o alemão que marcou época dirigindo o carro da Ferrari. Há cerca de nove anos, pouco se sabe sobre o estado real de saúde do alemão, atualmente com 54 anos.

A família do astro age com total privacidade e compartilha poucas informações sobre a recuperação de Schumacher. De vez em quando, amigos e ex-colegas do piloto na época da Fórmula 1 comentam sobre o estado de saúde.

Seja de forma oficial ou por terceiros, as declarações a respeito de Michael Schumacher não trazem muitos detalhes, até para preservar o heptacampeão e sua esposa, Corinna Schumacher.

Como está Michael Schumacher?

Michael Schumacher acordou do coma quase seis meses depois do acidente de esqui. Ele voltou para sua casa em Lake Geneva, na Suíça, cerca de nove meses após a tragédia.

De acordo com a versão oficial da família, ele está consciente e se recuperando de forma lenta, mas em evolução.

Em 2019, divulgou-se na imprensa europeia que Schumacher foi a Paris para fazer um tratamento experimental com células-tronco. Não há informações sobre possíveis resultados do procedimento. À época, foi noticiado que ele estaria acordado e respirando sem ajuda de aparelhos, mas impossibilitado de se comunicar.

Documentário traz rara declaração da esposa

Um documentário produzido em 2021 com o apoio da família e disponibilizado na Netflix não dá muitas pistas sobre a saúde de Schumi. Ainda assim, a produção traz um depoimento raro de Corinna Schumacher.

Estamos tentando continuar como uma família do jeito que Michael gostava. E ainda gosta. Estamos seguindo com nossas vidas. 'Privado é privado', é o que ele sempre dizia. Michael sempre nos protegeu, e agora estamos protegendo Michael. [...] Todos sentem falta dele, mas o Michael está aqui. Diferente, mas está, e isso nos dá força, eu acho. Estamos juntos. Moramos juntos em casa. Fazemos terapia. Fazemos todo o possível para que Michael melhore e para garantir que fique confortável.

Ex-chefe diz que esposa vive "como prisioneira"

Recentemente, Eddie Jordan, primeiro chefe de Michael Schumacher na F1, disse que a esposa do alemão vive como uma prisioneira em função do estado de saúde do heptacampeão.

"Essa foi uma situação terrível para Mick e Corinna. Já faz 10 anos, e a Corinna não pode ir a uma festa, um almoço… ela é como uma prisioneira, pois todos querem falar de Michael, quando ela não precisa ser lembrada a todo momento", disse Jordan, em entrevista ao The Sun.

O brasileiro Felipe Massa já chegou a dizer, em um outro momento, que "tem noção" de como Schumacher está, mas que respeita a privacidade da família.

Qual foi o acidente do Schumacher?

Schumacher estava esquiando com o filho no dia 29 de dezembro de 2013 quando sofreu um grave acidente na estação de Meribel, nos Alpes Franceses. Ele estava fora das partes sinalizadas da pista e bateu a cabeça em uma pedra. À época, ele já tinha se aposentado da F1 e estava com 44 anos.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais