Fórmula 1

Norris critica regra após estratégia de troca de pneus falhar na Arábia Saudita

Britânico da McLaren trocou pneus antes de bandeira vermelha, mas rivais também trocaram durante suspensão de prova

Por Da redação

Britânico trocou pneus antes de bandeira vermelha, mas rivais trocaram durante paralisação
Britânico trocou pneus antes de bandeira vermelha, mas rivais trocaram durante paralisação
McLaren F1/Twitter

A décima posição no GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 ficou muito aquém do esperado por Lando Norris, que reclamou após a prova de uma regra bastante específica da categoria.

Após o acidente de Mick Schumacher na oitava volta, o britânico da McLaren aproveitou a entrada do safety car para trocar os pneus macios por pneus duros. Assim, na volta 10, caiu do sexto para o 14º lugar.

Os carros tiveram que recolher para os boxes para uma nova largada. Na relargada da volta 14, os acidentes envolvendo três carros – Sergio Pérez (Red Bull), George Russell (Williams) e Nikita Mazepin (Hass) – forçou nova bandeira vermelha e outra relargada.

Com os carros nos boxes, as equipes puderam mexer nos carros, e a troca que Lando Norris fez depois da batida de Mick Schumacher acabou se tornando um prejuízo. Por isso, o jovem britânico reclamou bastante de tal permissão.

“Você consegue um pit stop livre, e isso arruinou nossa corrida”, lamentou, segundo o site da revista Autosport. “Acho que é uma regra injusta, que deveria ser retirada.”

Norris sugeriu a possibilidade de um pitstop obrigatório para cada piloto por corrida, com uso de dois tipos diferentes de pneus. Segundo ele, a questão já foi discutida até com o diretor de corrida da F1, Michael Mais.

“Já levantei a questão quando aconteceu pela primeira vez, e quando aconteceu pela segunda vez. Posso dizer o que precisar, ou o que quiser, ou no que acredito, mas eu não escrevo as regras”, desabafou.

“Obviamente, isso torna tudo mais empolgante do ponto de vista da TV. Então, se é nisso que eles querem se concentrar, e se eles querem que as audiências continuem crescendo, então mantenham, é claro. Mas acho que isso estraga a corrida, do meu ponto de vista.”

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais