Fórmula 1

Novidade que ainda divide opiniões, Sprint Race definirá grid de largada do GP de São Paulo

Uma das atrações da temporada da F1, corrida de classificação agrada equipes e pilotos, mas ainda requer ajustes

Da Redação

Interlagos será palco da terceira corrida sprint do ano
Interlagos será palco da terceira corrida sprint do ano
Divulgação/Fórmula 1.com

Uma das grandes novidades da atual temporada, a Sprint Race – ou corrida Sprint – terá o seu terceiro teste em Interlagos no próximo sábado (13). A corrida de curta duração vai definir o grid de largada para o GP de São Paulo, que acontecerá no domingo (14), com cobertura completa do Grupo Bandeirantes.

O novo formato, que ainda requer ajustes, aconteceu até aqui em duas etapas. Em Silverstone, na Inglaterra, foi vencida por Max Verstappen. Já em Monza, na Itália, Valtteri Bottas foi quem chegou à frente. Ainda reticente sobre a realização de corridas de curta duração, Lewis Hamilton vê com preocupação a cautela dos pilotos pensando na corrida de domingo.

“Tomara que tenhamos ultrapassagens, mas não acho que será muito emocionante”, disse. Segundo o britânico, os pilotos não vão querer correr riscos, tornando a corrida "um trem".

Fora da pista, Ross Brawn foi um dos que vê com ressalvas, mas aprova a novidade. "Isso não será tão intenso, mas carrega a mesma ideia de pilotar com o pé embaixo, sem estratégia, sem pit stops, em um pouco mais de meia hora de ação", disse o diretor técnico da Fórmula 1.

Nesta semana, o chefe da equipe Haas, Guenther Steiner, foi quem se posicionou a favor da corrida de classificação, embora também considere que exista espaço para melhorias.

“Estou ansioso pelo Brasil, pois a pista deve se adequar muito bem ao formato de qualificação de sprint. Mas acho que depois dos três eventos que fizemos este ano, talvez tenhamos que fazer alguns ajustes, e sempre há espaço para isso. Você sempre pode fazer algo melhor, então devemos olhar para isso e ver como podemos melhorá-lo. Para mim, ir para mais alguns no próximo ano é muito bom para o esporte”, disse Steiner.

O que é a sprint race?

A sprint race, ou corrida de classificação, é uma corrida menor e mais rápida, ou seja, conta com 100km e terá aproximadamente 24 voltas em Interlagos, com duração de 30 minutos.

Além do tempo, os pilotos não têm a obrigatoriedade de fazer um pit stop, e são livres para escolher os pneus. As três primeiras posições ganham uma pontuação extra no campeonato, sendo três para o primeiro, dois para o segundo e um ponto ao terceiro.

Na sexta-feira (12), acontece o qualifying tradicional, que define as posições de largada para corrida curta, de sábado (13). O resultado da prova do sábado é que define o grid de largada para a corrida do domingo. 

Por último, vale lembrar que para a ‘Sprint Race’ não há cerimônia de pódio.

Grande Prêmio de São Paulo (horários de Brasília)

Sexta-feira (12)
12h20 - Treino livre 1 - ao vivo no Bandsports
15h30 - Treino classificatório - ao vivo na Band, Bandsports, Bandplay e site da Band

Sábado (13)
11h50 - Treino livre 2 - ao vivo no Bandsports 
16h - Corrida sprint - ao vivo na Band, Bandsports, Bandplay e site da Band

Domingo (07)
15h30 - Corrida - ao vivo na Band, Bandplay, BandNews FM e site da Band
19h - VT da corrida - Bandsports

Onde assistir?

Ao vivo na tela da Band e online no Bandplay e no band.com.br, com a narração de Sérgio Maurício, comentários de Reginaldo Leme, Felipe Giaffone, Max Wilson e Rubens Barrichello e reportagem de Mariana Becker.

Grid:

Valtteri Bottas e Lewis Hamilton (Mercedes), Charles Leclerc e Carlos Sainz (Ferrari), Max Verstappen e Sergio Pérez (Red Bull), Lando Norris e Daniel Ricciardo (McLaren), Lance Stroll e Sebastian Vettel (Aston Martin), Fernando Alonso e Esteban Ocon (Alpine), Pierre Gasly e Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo), Mick Schumacher e Nikita Mazepin (Haas), George Russell e Nicholas Latifi (Williams).

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais