Fórmula 1

Quais são os 10 circuitos mais importantes da história da Fórmula 1? Veja a lista

Foram 73 pistas que receberam corridas na história da categoria

Da Redação

Trecho do circuito de Mônaco
Trecho do circuito de Mônaco
F1

A Fórmula 1 é uma das categorias automobilísticas mais assistidas do mundo. São mais de mil corridas registradas na história em uma trajetória que começou em 1950, no Circuito de Silverstone, na Inglaterra. Aliás, o berço da Fórmula 1 é parte das 73 pistas utilizadas até hoje pela categoria distribuídas em 52 grandes prêmios realizados em 36 países. Muitos deles palcos de acontecimentos históricos e de grandes decisões de títulos mundiais.

Confira abaixo uma lista dos 10 maiores circuitos da história da Fórmula 1:

SILVERSTONE

A lista não poderia começar com outra pista. Silverstone, na Inglaterra, é o berço da Fórmula 1 e recebeu em 13 de maio de 1950 o primeiro Grande Prêmio da história da modalidade (vencido pelo italiano Giuseppe Farina, da Alfa Romeo). Foram 56 corridas realizadas no circuito e o seu maior vencedor é Lewis Hamilton com oito.

SPA-FRANCORCHAMPS

É a pista do GP da Bélgica, realizado em Stavelot. É o circuito de maior comprimento do calendário da F1 de 2021, com 7.004 km. Fez parte da primeira temporada da modalidade em 1950 e foi onde o alemão Michael Schumacher, o maior vencedor do circuito com seis, chegou ao seu 7º título mundial em 2004. Ao todo, foram 54 corridas realizadas.

MONZA

O Autódromo Nacional de Monza, na Itália, foi o que mais recebeu corridas na história da Fórmula 1 (71) e fez parte do calendário da primeira temporada. Em 1972, Emerson Fittipaldi conquistou o seu primeiro título e o primeiro campeonato mundial de um piloto brasileiro na história da modalidade neste circuito. Os maiores vencedores são Schumacher e Hamilton com cinco.

MONTE CARLO

O primeiro circuito de rua da história da Fórmula 1, sendo parte do calendário da temporada inaugural de 1950, é considerado um dos mais difíceis e cobiçados pelos pilotos. Foram 67 corridas realizadas na história e o maior vencedor do GP de Mônaco é o brasileiro Ayrton Senna com seis vitórias.

INTERLAGOS

O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi palco de seis decisões de título mundial da Fórmula 1. Entre eles o de 2008, o primeiro de Lewis Hamilton, se aproveitando de um incidente na última curva do alemão Timo Glock. Foram 37 corridas, a primeira em 1973, e o maior vencedor é o francês Alain Prost com seis.

GILLES VILLENEUVE

Localizado em Quebec, no Canadá, o circuito Gilles Villeneuve recebeu 40 corridas de Fórmula 1, sendo a primeira em 1978. Os maiores vencedores são Michael Schumacher e Lewis Hamilton com sete vitórias cada. Aliás, Hamilton conquistou a sua primeira das 100 vitórias na categoria neste circuito em 2007.

BRANDS HATCH

As primeiras corridas na história do circuito de Kent, na Inglaterra, foram na década de 20, mas na Fórmula 1 a estreia da pista foi em 1964. Foram 14 corridas realizadas e o maior vencedor é o austríaco Niki Lauda com três. A curiosidade é que em 1970, Emerson Fittipaldi fez a sua estreia na categoria pilotando uma Lotus.

LE MANS

O Circuito Bugatti, na França, recebeu apenas uma corrida da Fórmula 1: em 1967 com vitória do australiano Jack Brabham. Mas por que ele é considerado tão importante? Em 1955, um acidente gravíssimo nas 24 Horas de Le Mans, competição organizada pela Federação Internacional de Automobilismo (que também é responsável pela Fórmula 1), resultou em 83 mortes de espectadores e do piloto francês Pierre Levegh. O acontecimento fez com que a FIA passasse a discutir, anualmente, medidas de segurança para pilotos e público.

NÜRBURGRING

A pista localizada em Nürburg, na Alemanha, recebeu 41 corridas na história – sendo a primeira delas em 1951. O maior vencedor do circuito é Michael Schumacher com cinco, mas quem também fez história foi o argentino Juan Manuel Fangio que em 1957 conquistou o seu quinto título mundial, fechando “a década perfeita”.

SUZUKA

O Grêmio Prêmio do Japão em Suzuka viu ao longo da história simplesmente 11 títulos mundiais, sendo três de Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991) e o último de Nelson Piquet (1987). Foram 31 corridas realizadas no local na história da Fórmula 1 – a primeira em 1987. O maior vencedor da pista é o alemão Michael Schumacher com seis.

Notícias

Carregar mais