Canal Livre

“O rosto físico de Jesus é irrelevante”, diz Karnal sobre a aparência de Cristo

Segundo o historiador não temos nenhuma noção sobre a aparência física de Jesus canônica nos evangelhos

Da redação

O historiador, professor e escritor Leandro Karnal foi o convidado do Canal Livre desta semana. O programa falou sobre Jesus, os evangelhos e as diferentes interpretações para os textos sobre o profeta que se tornou pilar do cristianismo, religião seguida por mais de dois bilhões de pessoas.

Segundo Karnal, não temos nenhuma noção sobre a aparência física de Jesus canônica nos evangelhos.

“Sobre a face física de Jesus não há nenhuma pista nos evangelhos canônicos, a não ser uma pista indireta, às vezes explorada por alguns membros de uma teologia mais crítica. Por que que José foi para o Egito? Porque lá ele não será reconhecido. Como alguém não será reconhecido numa nação africana? Porque essa pessoa não é loira de olho azul. Se Jesus fosse um Albino, como retratado no renascimento. Se Maria fosse aquela mulher italiana da Toscana que Rafael pintou, Jesus no Egito, seria um espião ruim. Agora, por exemplo, Jesus é um signo aberto. Não temos nenhuma noção sobre a aparência física, a não ser que você aceite por exemplo que o sudário de Turim seja um documento verdadeiro, aí jesus tem 1,80 por exemplo”, disse Karnal.

De acordo com Leandro Karnal, o rosto físico de Jesus é irrelevante pois, na bíblia o que temos é um  um rosto que se revela para cada alma que crê.

"Nós temos diante de nós um rosto que se revela para cada alma que crê, segundo a bíblia, e não o rosto da arte. Ainda que exista uma imagem Jesus muito antiga no convento de Santa Catarina, no Monte Sinai e um outro em uma escada santa em Roma, onde Jesus teria percorrido. O rosto físico de Jesus é irrelevante. Esse é um preciosismo que a gente não deve ter”, finalizou.

Tópicos relacionados