Notícias

De lockdown a toque de recolher: veja restrições em Estados contra a Covid-19

Da Redação, com Jornal da Band

Ruas vazias em Araraquara, interior de São Paulo, que adotou lockdown mais rigoroso
Ruas vazias em Araraquara, interior de São Paulo, que adotou lockdown mais rigoroso
Igor do Vale/Folhapress

Após o Brasil ultrapassar a marca dos 261 mil mortos por Covid-19, com mais de 10,9 milhões de pessoas já infectadas e com a alta de casos por todo o país, onde o número médio de mortes está acima de mil há mais de 40 dias, 20 estados e o Distrito Federal passaram a adotar medidas mais duras para restringir a circulação de pessoas.  

Ao menos 17 Estados têm índices de ocupação acima de 80% para leitos de UTI. Alguns já têm fila de espera - pelo menos 11, segundo levantamento do jornal "O Globo".

Todos os secretários de Saúde dos Estados e do Distrito Federal defendem toque de recolher a partir das 20h em todo o Brasil. O pedido foi feito em carta conjunta que foi enviada na última segunda-feira (1) ao Ministério da Saúde.

Abaixo, veja a situação dos estados que adotaram algum nível de confinamento ou restrições de circulação:

Distrito Federal 

Após anunciar o fechamento total das atividades no Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu adotar medidas mais flexíveis a partir do último domingo (28) e com a duração de 15 dias. Com o novo anúncio, atividades consideradas de baixo impacto continuam funcionando, incluindo os setores automotivo e de construção civil, advocacia, contabilidade, bancos e lotéricas. 

Região Sudeste 

São Paulo 

Todo o Estado de São Paulo vai entrar na fase vermelha do Plano SP de flexibilização, a mais restritiva da quarentena, neste sábado. A medida vale até 19 de março.

O toque de restrição também vai ser ampliado e passa a valer entre 20h até 5h. A medida visa diminuir a circulação de pessoas.

Apesar de o governo dizer que a ocupação de leitos de UTI no Estado estar perto dos 70%, alguns hospitais particulares da capital estão perto dos 100% de ocupação - o hospital Albert Einstein já tem fila de espera para atendimentos. Entre os hospitais públicos, 1 a cada 4 da rede pública estão com 100% de ocupação, segundo levantamento da Rádio Bandeirantes.

Minas Gerais

O governador Romeu Zema (Novo) criou a “onda roxa” e incluiu mais cidades sob a fase mais restritiva neste sábado. Além de 60 cidades das regiões Noroeste e Triângulo Norte, serão mais 21 municípios da região de Ponte Nova, 27 do Triângulo Sul e 86 da região Norte foram adicionadas. Veja a lista completa de cidades que regrediram no programa MInas Consciente.

A medida vale por 15 dias e permite o funcionamento apenas de atividades essenciais do comércio, além de um toque de recolher entre 20h e 5h. O governador diz que, diferente das outras “ondas” que eram opcionais para os prefeitos, a roxa passa a ser obrigatória.

Em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil fechou o comércio não essencial pela quarta vez. Pesou de novo a ocupação dos leitos de UTI. A taxa está acima dos 80%.

Rio de Janeiro

O estado ainda não tem um lockdown uniforme, mas o prefeito da capital, Eduardo Paes, determinou toque de recolher entre 23h e 5h. Restaurantes e bares podem funcionar das 6h às 17h, depois do TJ derrubar liminar que permitia que os estabelecimentos funcionassem até 20h. As medidas valem até a próxima dia 11 de março.

Região Sul 

Santa Catarina 

Estabelecimentos que não são considerados essenciais vão fechar às 23h desta sexta-feira (26) e só poderão reabrir às 6h de segunda-feira. Neste sábado (6), todas as regiões do Estado foram mantidas em “situação gravíssima” pelo governo local.

Paraná 

No Paraná, mais de 94% dos leitos de UTI estão ocupados. O toque de recolher que já está em vigor foi ampliado e passa a valer entre 20h e 5h. Nesse horário os serviços não essenciais não podem funcionar e fica proibida a circulação em espaços e vias públicas. A medida vale até o dia 8 de março. 

Rio Grande do Sul 

O governador Eduardo Leite colocou todo o estado em "bandeira preta". Nesta fase ficam proibidas todas as atividades não essenciais de 20h às 5h. Medida começa a valer neste sábado e vai até o dia 7 de março. O estado também pediu, e a CBF acatou, a mudança de horário no primeiro jogo da final da Copa do Brasil deste domingo, entre Grêmio e Palmeiras, para às 21h, para desincentivar a aglomeração de torcedores

Região Nordeste 

Bahia 

O governador Rui Costa prorrogou as restrições mais duras na Região Metropolitana de Salvador até às 5h até 15 de março. A medida permite abertura apenas de serviços essenciais. O toque de recolher, entre às 20h e 5h, vale para todo o estado. A venda de bebidas alcóolicas está proibida no fim de semana, inclusive por delivery.

Costa criticou a postura de Bolsonaro contra as restrições impostas por governadores. “Eu diria que nós tivemos as autoridades federais e o presidente da República como grandes aliados do vírus”, afirmou ele em entrevista à jornalista Mônica Bergamo.

Pernambuco 

O governo local atualizou as medidas restritivas nesta segunda-feira (1). Com isso, as atividades não essenciais não podem funcionar entre 20h e 5h, de segunda a sexta. Aos finais de semana, somente serviços essenciais estão autorizados a funcionar - shoppings, comércio, praias, parques e clubes não ficarão abertos. As medidas valem até o dia 17 de março.

Paraíba 

Paraíba vai ter toque de recolher das 22h às 5h e contará com auxílio da polícia para impor a medida, inclusive com barreiras e patrulhas móveis. 

Ceará 

O estado decretou toque de recolher de 20h às 5h de segunda a sexta e entre 19h e 5h aos fins de semana. Comércio de rua pode funcionar até às 17h e shoppings, igrejas e restaurantes até às 19h. Medida vale até 7 de março. 

Piauí 

O governador Wellington Dias restringiu a circulação de pessoas entre 22h e 5h. O comércio em geral poderá funcionar somente até as 17h e os shopping centers, das 12h às 21h. Somente atividades essenciais podem funcionar aos fins de semana. A medida foi prorrogada até o dia 15 de março.

Maranhão

O estado muda nesta sexta-feira (05) o horário de funcionamento do comércio, com abertura às 9 e fechamento às 21h. O governador Flavio Dino também vai suspender as aulas em escolas, creches e universidades públicas e privadas.

Para evitar aglomerações nos deslocamentos, o governo pretende ampliar o serviço de transporte público estadual.

Região Norte 

Amazonas 

O Amazonas, que sofreu com falta de leitos e oxigênio hospitalar em janeiro, relaxou algumas medidas, mas segue com restrições. A circulação de pessoas fica restringida de 19h às 6h. O comércio pode abrir das 9h às 15h e os shoppings centers das 10h às 16h, de segunda-feira a sábado. Supermercados estão liberados entre 6h e 18h. 

Acre 

Em estado de calamidade pública, o Acre sofre com enchentes, surto de dengue e a pandemia de coronavírus. Na pandemia, o estado está em bandeira vermelha, que proíbe qualquer tipo de atividade presencial de serviços não essenciais. 

Tocantins

A partir de sábado (6), atividades não essenciais e eventos estão suspensos na capital, Palmas. As medidas valem, inicialmente, até 16 de março.

Rondônia

O governo do estado decretou toque de recolher entre 21h e 6h de segunda a sexta e aos fins de semana. Depois desse horário fica liberado apenas o funcionamento de serviços essenciais e entregas. O transporte coletivo não funciona nesses horários e igrejas só podem funcionar para atendimento individual e questões administrativas. As aulas presenciais da rede estadual foram suspensas e privadas podem funcionar com 30% da capacidade.

Bares, casas noturnas e demais serviços recreativos ficam proibidos, bem como a venda de bebidas alcóolicas. As medidas valem para regiões que estão nas fases 1 e 2 da quarentena elaborada pelo estado.

Roraima

A capital Boa Vista proibiu o funcionamento do comércio, serviços e lazer no fim de semana (6 e 7 de março). Durante a semana, o comércio tem funcionamento restrito atpe 20h.

Região Centro-Oeste 

Goiás 

Goiânia, Aparecida e mais dez cidades de Goiás devem fechar as atividades comerciais a partir da próxima segunda-feira (29), pelo período de sete dias. A medida foi discutida em reunião na tarde dessa sexta-feira (26) entre os prefeitos da região metropolitana de Goiânia, o governador Ronaldo Caiado e representantes do Fórum Empresarial no Paço Municipal. Apenas serviços essenciais podem funcionar durante a semana, que pode ter a medida prorrogada. 

Mato Grosso do Sul 

Cidades que estão nas bandeiras verde, amarela e laranja têm toque de recolher das 23h até às 5h da manhã. Já os municípios classificados pelo programa com as bandeiras vermelha e cinza, que representam risco maior de contágio, seguem o horário das 22h às 5h da manhã. Medida já estava em vigor e foi prorrogada até o dia 12 de março. 

Mato Grosso

Nesta segunda-feira (1), o governo local instaurou toque de recolher, das 21h às 5h. Também proibiu o funcionamento de atividades não essenciais entre 19h e 5h. Aos finais de semana, a proibição vale a partir do meio-dia. Já os serviços de delivery devem funcionar até 23h. Nas repartições públicas, o atendimento presencial foi suspenso

Mais notícias

Carregar mais