Notícias

Fugini assume erro em produção de maioneses e realiza recall de produtos

Empresa lançou esclarecimento ao público após Anvisa suspender fabricação e venda de alimentos da marca

Da redação

Saúde Anvisa suspendeu a fabricação e venda de alimentos da marca Fugini
Saúde Anvisa suspendeu a fabricação e venda de alimentos da marca Fugini
Divulgação

A Fugini, empresa de alimentos sediada em Monte Alto, São Paulo, emitiu um esclarecimento ao público nesta quinta-feira (30), após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspender a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca. Segundo a empresa, a suspensão ocorreu devido a um erro na produção de maioneses. 

A marca afirma que providenciou um recall da maionese produzida entre 20/12/2022 a 21/03/2023, cujo prazo de validade é de 2023, com lote iniciante no número 354. “Por um erro operacional, esse lote de produtos foi fabricado com adição do ingrediente urucum (agente natural para dar cor ao produto) que representa 0,003% da formulação que estava fora da sua data de validade”, afirma a nota. 

Segundo a decisão da Anvisa, a medida preventiva foi tomada após a realização de inspeção sanitária na fábrica paulista, em que foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final, aponta o órgão de vigilância.

Já a Fugini alega que sempre cumpriu com todas as “obrigações sociais, legais, trabalhistas, fiscais e tributárias”. “Estamos direcionando toda nossa energia para recuperar o tempo perdido e adaptar nossa fábrica às exigências do órgão fiscalizador", pontua a nota. 

Segundo a Anvisa, a suspensão da comercialização e distribuição será aplicada apenas para os produtos em estoque na empresa. 

Boas Práticas de Fabricação 

Segundo a Anvisa, as boas práticas de fabricação são um conjunto de procedimentos que devem ser seguidos por empresas fabricantes de alimentos, necessárias para garantir a qualidade sanitária desses produtos. 

As práticas englobam uma série de regras relacionadas à fabricação de um alimento e abrangem desde as condições físicas e higiênico sanitárias das instalações até o controle de qualidade das matérias-primas e do produto final. Passa também por questões como saúde e capacitação dos trabalhadores, controle de pragas, armazenamento, transporte e documentação, dentre outros.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais