O Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro resgatou 5 vítimas, o piloto e 4 turistas, que estavam a bordo de um helicóptero que caiu na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona Sul da capital carioca, neste sábado (22).
Pessoas em motos aquáticas que davam apoio a uma regata que acontece na Lagoa ajudaram no resgate. Segundo o Corpo de Bombeiros, todos foram resgatados sem ferimentos graves.
O acidente aconteceu por volta de 14h20, na altura do Clube Piraquê. O Corpo de Bombeiros identificou que no total são duas mulheres e três homens na aeronave. Dentre as vítimas estão os turistas de São Caetano do Sul: Matheus Memesso, Marcos Momesso, Andreia Momesso e Mirela Pesolatoum. Eles são todos da mesma família sendo um pai, uma mãe, um filho e uma nora, além do piloto da aeronave. Eles foram levados para o Hospital Municipal Miguel Couto.
Segundo apuração da Band Rio, a aeronave partiu do Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O helicóptero estaria fazendo um passeio pelo Rio com 4 turistas de São Caetano do Sul. Eles estavam fazendo um giro panorâmico e próximo ao Cristo Redentor um pássaro atingiu a aeronave.
Uma testemunha, que estava em um clube na Lagoa Rodrigo de Freitas, na tarde deste sábado (22), conta que estava na piscina quando viu a aeronave circular de forma anormal. A corretora de imóveis Magda Capiberibe relata que imaginou que o helicóptero estaria fazendo um voo baixo por ter decolado do heliponto da Lagoa. Mas, na verdade, a aeronave partiu do Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, para um passeio turístico em volta do Cristo Redentor.
Por conta do acidente, motoristas que passavam pela região relataram congestionamento devido a movimentação dos bombeiros e também de curiosos.
O helicóptero prefixo PSUPS, está com a manutenção em dia e operava dentro da capacidade de passageiros. A aeronave é da Ultra Pilot Táxi Aéreo. A reportagem da Band Rio tenta contato com a empresa.
O piloto, que tem 13 anos de experiência, foi levado para a 15º DP, na Gávea, e prestou depoimento na delegacia.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foram acionados para o acidente e vão coletar e confirmar dados para inciar o processo sobre a investigação da queda da aeronave. O objetivo das investigações do CENIPA são prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.