Notícias

Hospital das Clínicas de São Paulo está perto do colapso: “Podem faltar leitos”

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Fachada do Instituto central do Hospital das Clínicas, em São Paulo
Fachada do Instituto central do Hospital das Clínicas, em São Paulo
Acervo USP

Referência no tratamento de pacientes com Covid-19, o Hospital das Clínicas de São Paulo está perto do colapso. Nesta semana, passou de 80% a ocupação das 465 vagas de UTI e de enfermaria. Há ainda solicitações para transferência de mais pessoas. De acordo Eloisa Bonfá, diretora clínica do HC, se a situação não mudar, vão faltar leitos. 

“Se as pessoas não atenderem ao pedido de isolamento e máscara, é muito provável que o sistema não dê conta do aumento rápido de pacientes que precisam de uma terapia intensiva.”

Em São Paulo, a situação é grave: são quase 8 mil pacientes internados em UTIs e cerca de 10 mil em leitos de enfermaria. Para o secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, o cenário é de guerra. Diante da situação, ele pediu ajuda aos conselhos regionais de profissionais de saúde para que voluntários possam auxiliar no atendimento da linha de frente.

“Diferente das guerras que costumamos ver nos filmes, que as nossas gerações não viveram, com tiros e mortos espalhados pelas ruas, temos isso nos hospitais. Vamos continuar abrindo leitos e vagas dos hospitais. Não queremos pacientes desassistidos. Precisamos da ajuda de voluntários."

No dia a dia dos hospitais, a rotina é pesada. À Rádio Bandeirantes, em reportagem de Maira Di Giaimo, técnicas de enfermagem que trabalham no Hospital das Clínicas lamentaram: “A rotina de trabalho é como se estivesse começando tudo de novo. Agora recebemos pacientes mais jovens, sem comorbidades”.

Mais notícias

Carregar mais