Notícias

Onyx Lorenzoni insiste em projeto de minirreforma trabalhista

Pacote de medidas, com flexibilização de contratos CLT, foi rejeitado no Senado no início de setembro

Erick Mota, da BandNews TV

Onyx Lorenzoni afirmou que vai insistir no pacote de medidas da chamada minirreforma trabalhista, rejeitada em votação no Senado no início de setembro.

Em debate nesta terça-feira (14) na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara, o ministro do Trabalho e Previdência disse que as atuais regras da CLT são um "muro" que impede o ingresso de profissionais no mercado formal. Por isso, defende as flexibilizações nas leis trabalhistas.

Para Onyx, as medidas não foram “bem compreendidas” pelos senadores, e o projeto acabou barrado por impasse político entre Câmara e Senado.

O Planalto já prepara um novo projeto de lei para voltar com a discussão da minirreforma trabalhista no Congresso ainda em 2021.

O texto criava, por exemplo, uma nova modalidade de trabalho para menores de idade ou trabalhadores sem qualificação pagando uma bolsa de R$ 550 e FGTS, mas sem previsão de 13º . O projeto inicialmente tratava apenas da prorrogação do programa de redução da jornada e salários durante a pandemia, mas a Câmara adicionou outros pontos voltados ao primeiro emprego e a qualificação profissional de jovens e adultos.

Na avaliação dos críticos à proposta, as mudanças retiravam direitos trabalhistas já consolidados, apenas trocando trabalhadores já empregados por outros com mão de obra mais barateada pelo projeto de lei.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais