Notícias

Metrô inicia estudos para obras da linha 19-Celeste em SP

Ramal pretende ligar o Vale do Anhangabaú, no centro da capital paulista, ao Bosque Maia, em Guarulhos

Da Redação

Trem atual do Metrô de São Paulo
Trem atual do Metrô de São Paulo
Facebook/Reprodução

O Metrô de São Paulo inicia, nesta segunda-feira (20), os estudos para as obras da linha 19-Celeste que vai passar por Guarulhos. A análise deve considerar os acessos das estações, comércios, estacionamentos, instituições de ensino e moradias das regiões onde a linha deverá ser implantada.  

O ramal pretende ligar o Vale do Anhangabaú, no centro da capital, ao Bosque Maia, na cidade da Grande São Paulo, com previsão de ficar pronto em 2029. O início da construção está previsto para o ano que vem.  

A Linha 19-Celeste deverá ter 17,6 quilômetros de extensão e 15 estações no trecho inicial, com a previsão de cinco estações em Guarulhos, passando também pelas regiões de Jardim Brasil, Vila Maria (zona norte) e Pari, conectando-se às linhas 1-Azul, na estação São Bento, e 3-Vermelha, em Anhangabaú.

Segundo os estudos iniciais divulgados pela companhia, a estimativa é de uma demanda aproximada em 630 mil pessoas por dia no trecho Bosque Maia – Anhangabaú. Ainda segundo o Metrô, quando pronta, a linha vai reduzir pela metade o tempo de deslocamento do Bosque Maia ao Anhangabaú, passando de 60 para 30 minutos estimados.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais