Notícias

Vacinados podem apresentar sintomas leves após imunização; entenda

Da Redação, com Jornal da Band

Mais de 2 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 no Brasil. Sintomas leves podem aparecer depois da aplicação, o que é considerado normal e mostra que o organismo está reagindo.

A técnica de enfermagem Zoelma Leal trabalha na emergência para pacientes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ela foi imunizada nos primeiros dias da vacinação dos grupos prioritários e teve algumas reações depois de receber a primeira dose.

“Senti só um formigamento e um calor muito forte no braço. Passados alguns dias, tive diarreia, pico febril”, relatou a enfermeira.

As reações no local da injeção são as mais comuns. Mas em alguns casos, como o de Zoelma, são sentidos sintomas leves da doença, o que não significa uma infecção.

O imunologista Alessandro Pasqualotto explica que isso é um sinal de que o sistema imunológico está reagindo à vacina e criando os anticorpos para combater o coronavírus.

“A vacina não é não só o vírus que está morto ou mais abatido, partículas do vírus, mas também contém outras substâncias que fazem que isso promova uma reação imunológica no organismo”, justifica.

As duas vacinas autorizadas até agora no Brasil, a CoronaVac e a de Oxford/Astrazeneca, não tiveram nenhuma adversidade grave, segundo estudos feitos com voluntários durante a fase de testes dos imunizantes.

No caso da CoronaVac, testada em 9 mil pessoas no País, 40% dos voluntários tiveram apenas dor no local da aplicação. E somente 25% apresentaram sintomas como dor de cabeça, o mesmo percentual daqueles que tomaram o placebo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais