Band Rio

Castramóvel chega no estacionamento do Bangu Shopping

Moradores da região já podem agendar a castração dos cães e gatos

Pedro Cardoni*

A meta do projeto do castramóvel é realizar 100 mil operações no ano de 2022
A meta do projeto do castramóvel é realizar 100 mil operações no ano de 2022
Divulgação/Secretaria Estadual de Agricultura

O Castramóvel RJPET chegou ao estacionamento do Bangu Shopping, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na última quarta-feira (18). O veículo é adaptado para realizar o procedimento veterinário de castração de cães e gatos.

A chegada do ônibus vai beneficiar os donos de pets da região, aumentando a qualidade de vida dos animais e dos tutores. O projeto visa ajudar principalmente aquelas pessoas que cuidam de muitos cães e gatos e não podem castrar todos eles.

"Vim de Santa Cruz, não perdi tempo. Além dos meus, alimento e cuido dos animais que vivem nas ruas do bairro onde moro. Essa iniciativa foi maravilhosa para população, e principalmente para ajudar os protetores a dar vazão na quantidade de animais que precisam castrar", relatou Marina Miyata, protetora de animais e tutora de 20 cães e 11 gatos.

O Castramóvel disponibiliza 13 profissionais para atender o público, entre veterinários, técnicos e auxiliares. O procedimento dura cerca de 40 minutos e o veículo está preparado para qualquer tipo de complicação durante as cirurgias, aparelhos de anestesia e respiratórios

"Essa iniciativa é a solução para quem não tem condições de pagar pelo procedimento. Vim no primeiro dia, foi super fácil de marcar no site, e a equipe aqui, é bastante atenciosa", contou Priscila Souza, tutora de dois cães e um gato.

META DOS 100 MIL ANIMAIS CASTRADOS NO ANO

O ônibus passou pela comunidade da Muzema, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e pelo Ceasa, no Irajá, Zona Norte do Rio. Ao todo, 58 mil cães e gatos foram castrados pelo projeto em todo o Estado e pretende chegar na marca de 100 mil animais atendidos até o final deste ano.

"Estamos muito felizes com o resultado do projeto das 100 mil castrações e, mais ainda, em levar nosso Castramóvel para locais estratégicos no Rio de Janeiro, facilitando a vida da população. O agendamento das castrações já está aberto", afirmou Camila Costa, subsecretária de Proteção Animal.

O projeto faz parte do programa RJPET, da Secretaria Estadual de Agricultura, e as inscrições para o agendamento da castração podem ser feitas aqui.