Band Rio

Prefeitura decreta o fim da epidemia de dengue na capital fluminense

Segundo o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, os polos de dengue vão virar locais de vacinação contra a gripe

Letícia Brazão*

Polo de atendimento de dengue
Polo de atendimento de dengue
Secretaria Municipal de Sáude

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio anunciou na manhã de hoje (29) o fim do período de emergência de dengue na capital fluminense. O secretário Daniel Soranz declarou que a cidade chegou a uma marca de menos de 500 casos por dia. Os polos de atendimento têm tido uma baixa procura.

No Rio, a doença atingiu, principalmente, os mais jovens. Foram quase 100 mil casos na cidade e sete mortes na capital. A vítima fatal mais recente foi uma jovem de 17 anos no Recreio, Zona Oeste.

A primeira semana do mês de abril será a última para a vacinação contra a dengue na cidade, que segue com o público-alvo de crianças de 10 a 14 anos. Os polos de atendimento passarão a funcionar para a vacinação e atendimento dos casos de gripe que, segundo Daniel Soranz, está crescendo bastante e preocupa.

"Viramos toda a nossa força de trabalho para a gripe influenza. Vamos dar início a maior campanha do calendário vacinal" destacou o secretário.

A campanha de vacinação contra gripe tem a expectativa de imunizar cerca de 700 mil pessoas. O público-alvo principal é de idosos acima de 60 anos, crianças de até 6 anos e grupos prioritários, principalmente gestantes.

sob supervisão de Helena Vieira*