Mais quatro alunas prestam queixa sobre assédio sexual sofrido em escola na Ilha

As alunas procuraram a Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ e apresentaram as denúncias contra dois professores do Colégio Brigadeiro Newton Braga

Leonardo Macachero

Colégio Brigadeiro Newton Braga, na Ilha do Governador Google Maps
Colégio Brigadeiro Newton Braga, na Ilha do Governador
Google Maps

Mais quatro ex-alunas do Colégio Brigadeiro Newton Braga, instituição subordinada à Força Aérea Brasileira (FAB), buscaram a Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ e apresentaram novas denúncias de assédio sexual contra dois professores da unidade, que fica na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio.

Um dos professores acusados, Eduardo Mistura, foi afastado das atividades em uma outra escola. O Colégio Atitude, de Rio Bonito, na Região Metropolitana. informou que essa é uma medida preventiva e que aguarda o resultado da investigação nas instâncias competentes.

Segundo Patrícia Felix, coordenadora do grupo de trabalho da criança, adolescente e juventude da comissão da OAB, a comissão continua apurando para enviar as denúncias ao Ministério Público Federal (MPF).

As alunas pedem que o Ministério Público investigue o caso, já que desde 2020 o colégio abriu um processo de investigação interna, mas segundo a comissão, não houve andamento na apuração.

As alunas e ex-alunas decidiram denunciar só agora porque foram chamadas no colégio para prestar depoimento dentro dessa investigação interna, mas se sentiram coagidas. Uma das alunas disse que ficou 5 horas respondendo perguntas na sala junto com o professor denunciado.

Em nota, a aeronáutica informou que atua para coibir irregularidades e que repudia condutas que não representam os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão institucional. Disse ainda que abriu processos administrativos disciplinares para apurar também a existência de faltas disciplinares por parte dos servidores.

Procurada, a defesa de Eduardo Mistura não foi localizada.

Mais notícias

Carregar mais