Preço do metro quadrado no Rio teve crescimento de 13,78% em 2022

Comparação é feita em relação ao primeiro trimestre desse ano e o primeiro trimestre de 2021

Mariana Albuquerque*

Mercado de venda e aluguel está aquecido no Rio Tomaz Silva/Agência Brasil
Mercado de venda e aluguel está aquecido no Rio
Tomaz Silva/Agência Brasil

O preço do metro quadrado dos imóveis na cidade do Rio teve um crescimento de 13,78% no primeiro trimestre deste ano, na comparação ao último trimestre de 2021. Isso no que corresponde ao mercado de venda para os valores anunciados e contratados.

O mercado de aluguel segue aquecido. Nos mesmos quesitos, houve alta de 7,1% de janeiro até abril deste ano, na comparação com o mesmo período do último ano, e de 11,1% nos últimos 12 meses. 

É o que mostra o último Relatório de Compra e Venda da plataforma de moradia Quinto Andar.

De acordo com o estudo, a Zona Sul da cidade é a que apresenta o preço mais elevado de venda, por 10 mil 250 reais por metro quadrado. Esse preço é mais que o dobro da média na cidade. O metro quadrado vendido na Zona Norte, por exemplo, é quase 60% menor, chegando no valor de 4 mil 160 reais.

Caroline Maia, de 27, conta que, por enquanto, deixou de lado o sonho de morar sozinha por causa dos elevados preços que encontrou no aluguel, especialmente na Zona Sul da cidade.

O levantamento também mostra que os bairros mais procurados na cidade são a Tijuca e Barra, seguidos de Copacabana, Recreio e Botafogo.

De acordo com o gerente de dados do QuintoAndar Thiago Reis, apesar de bairros da Zona Sul estarem sempre entre os mais desejados, no pós-pandemia outros estão sendo cogitados, por reunir atrativos como proximidade do transporte público e áreas arborizadas.

Completam o top 10 de bairros mais requisitados na cidade: Ipanema, Flamengo, Freguesia, em Jacarepaguá, e Méier.

*Estagiária sob supervisão de Isabele Rangel

Mais notícias

Carregar mais