Notícias

De 10 para 10: chegada de Zidane à Alpine oferece 'momento fã' a Gasly

Emanuel Colombari

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

A apresentação do novo carro da Alpine para a temporada 2023 da Fórmula 1 foi especial para Pierre Gasly. E não apenas pelo fato de ser a primeira temporada do francês ex-AlphaTauri pela equipe.

Durante o evento desta quinta-feira (16) em Londres, a Alpine surpreendeu ao anunciar Zinedine Zidane como novo embaixador da equipe. O ex-meia participou pessoalmente da cerimônia de apresentação do A523 e comemorou a parceira.

“Estou muito feliz de ser parte deste time, parte da Alpine, e de estar com vocês hoje”, disse. “Acho que a Alpine tem um bom projeto para jovens pessoas, para jovens talentos, para que tenham justas oportunidades. Eu fiquei muito interessado neste projeto”, completou.

Leia também:

Aos 27 anos, Gasly talvez não seja tão jovem para a Fórmula 1. Mas era uma criança que viu Zidane jogar – o meia se aposentou em 2006, quando o piloto tinha 10 anos. E foi o suficiente.

Por influência da camisa 10 de Zidane, Pierre Gasly escolheu o número 10 para correr. O número passou a estampar os carros de Gasly em 2013, quando foi campeão da Eurocopa de Fórmula Renault.

Nas passagens por GP2 (atual Fórmula 2), Super Fórmula e Fórmula E, Gasly precisou correr com outros números. Mas desde que chegou à F1 em 2017, não teve dúvidas: vestiu a camisa 10, e mantém a numeração desde então.

Imagem: Getty Images/Red Bull Content Pool

“Eu corri com esse número em 2013 quando foi campeão europeu de Fórmula Renault”, lembrou Gasly, em declarações publicadas pelo site oficial da Fórmula 1. “(E) eu era um grande fã, e ainda sou um grande fã, de Zinedine Zidane, que era o número 10 da seleção francesa”, completou.

Não há registros de que Zidane e Gasly tenham se encontrado durante o lançamento da Alpine A523 – o que provavelmente aconteceu e que provavelmente aconteceu também em ocasiões anteriores. Mas o novo papel de Zinedine Zidane na equipe permitirá ao piloto vivenciar momentos ao lado daquele que o inspirou a correr com o número 10.

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.