Fórmula 1

Alfa Romeo anuncia fim de acordo com a Sauber e deixa F1 após temporada 2023

Anúncio vem no mesmo dia em que a Audi confirmou entrada na categoria em 2026

Da redação

Anúncio vem no mesmo dia em que a Audi confirmou entrada na categoria em 2026
Anúncio vem no mesmo dia em que a Audi confirmou entrada na categoria em 2026
Alfa Romeo Orlen

A Alfa Romeo anunciou nesta sexta-feira (26) que irá encerrar a parceira com a Sauber, responsável pelas operações da equipe na Fórmula 1, no final de 2023.

O anúncio vem no mesmo dia em que a Audi informou que pretende entrar na F1 a partir de 2026 como fornecedora de motores. A fabricante alemã não divulgou a qual equipe fabricará unidades de potência, mas a Sauber é o destino mais cotado.

Em comunicado, a Alfa Romeo destacou que a decisão de deixar o grid é decorrente da situação econômica da marca, sem associar o fato ao anúncio da Audi.

“A Alfa Romeo anunciou seu retorno à F1 em 2017 com um plano de longo prazo, e em julho de 2022, anunciou a decisão de continuar sua parceria com a Sauber também para 2023, dada aos resultados promissores da primeira metade da temporada, tanto em termos de performances, marketing e colaboração positiva com a equipe”, informa a nota.

“Uma vez que a reviravolta econômica e industrial da marca será alcançada em 2022, a Alfa Romeo irá agora avaliar entre as muitas oportunidades em cima da mesa e decidir qual será a melhor para sustentar a estratégia de longo prazo e o posicionamento da marca”, acrescentou o texto.

“Se um dia algo diferente acontecer, não será um problema”, afirmou Imparato na ocasião. “Vamos nos desenvolver em outro caminho, outro mundo, sempre baseado no automobilismo.”

A mais recente passagem é a terceira da Alfa Romeo pela Fòrmula 1. Presente entre 1950 e 1951, quando conquistou os títulos de pilotos com Nino Farina (1950) e Juan Manuel Fangio (1951), a escuderia italiana retornou entre 1979 e 1985, mas sem os mesmos resultados – o melhor desempenho veio em 1983, com 18 pontos.

Em seu retorno, a Alfa Romeo entrou no grid em 2018 como patrocinadora da Sauber, assumindo o nome da equipe a partir de 2019. Desde então, as duas partes vinham mantendo a parceria, renovada pela última vez em julho de 2022 com a duração de mais uma temporada – no caso, 2023.

Resenha F1: Mercado de pilotos e apostas para a temporada

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais