A AlphaTauri apresentou neste sábado (11) a pintura do AT04, carro que a equipe utilizará na temporada 2023 da Fórmula 1. O time foi o quinto a exibir o visual de seu novo modelo, seguindo os lançamentos de Haas, Red Bull, Williams e Alfa Romeo.
O evento, no entanto, serviu apenas para a exibição do novo visual da equipe em um show car. O modelo para a temporada só deve ser visto durante o shakedown e em testes de pré-temporada que acontecerão no fim do mês, no Bahrein. Das apresentações até aqui, apenas a Alfa Romeo exibiu o modelo que irá para as pistas.
A apresentação da AlphaTauri aconteceu em Nova York e confirmou informações já divulgadas anteriormente. As principais, a chegada de Nyck de Vries como titular do time – o holandês assume a vaga de Pierre Gasly, agora na Alpine, e terá Yuki Tsunoda como companheiro – e o acerto com a petrolífera polonesa PKN Orlen como patrocinadora principal.
Além disso, a escuderia também confirmou a chegada da Ford como fornecedora de motores do time a partir de 2026, quando a F1 adotará um novo regulamento. A montadora norte-americana será parceira da Red Bull Powertrains e fornecerá unidades de potência também para a Red Bull de 2026 em diante. O desenvolvimento dos equipamentos começa já em 2023, embora Red Bull e AlphaTauri correrão até 2025 com motores desenvolvidos em parceria com a Honda.
Para o chefe de equipe da AlphaTauri, Franz Tost, apresentar o visual de 2023 em Nova York é uma oportunidade especial. “Como sabemos, a Fórmula 1 tem visto um grande aumento de popularidade por causa de coisas como a Netflix e as redes sociais nos últimos anos. Por isso, é extremamente importante que continuemos a crescer neste mercado, e é por isso que estou feliz de podermos lançar nossa pintura de 2023 aqui em Nova York, para mostrarmos que apreciamos o público nos EUA”, afirmou.
Em 2022, a AlphaTauri foi a nona colocada entre as dez do Mundial de construtores, com 35 pontos. O desempenho foi o pior do time desde 2018, quando a então Toro Rosso fez 33 pontos e também foi a nona colocada.