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F1: Mercedes entra com protesto após Grande Prêmio de Abu Dhabi

Equipe alega violação de regulamento a respeito de safety car na pista

Por Da redação

Equipe alega violação de regulamento a respeito de safety car na pista
Equipe alega violação de regulamento a respeito de safety car na pista
F1/Twitter

A Mercedes protestou oficialmente neste domingo (12) “contra a classificação estabelecida ao fim da competição” da temporada 2021 da Fórmula 1. A informação foi divulgada pela própria categoria.

A principal queixa da equipe diz respeito à presença do satefy car nas voltas finais do Grande Prêmio de Abu Dhabi. O carro-madrinha foi à pista após o acidente de Nicholas Latifi (Williams), e recolheu deixando apenas uma volta para os pilotos.

A Mercedes alega que o safety car em Yas Marina violou dois códigos do regulamento esportivo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o 48.8 e o 48.12. A alegação é de que nem todos os retardatários conseguiram passar o safety car durante a preparação para a última volta da prova.

Durante o safety car, a orientação da direção de prova foi de que cinco carros entre Hamilton e Verstappen pudessem passar o safety car: Lando Norris (McLaren), Fernando Alonso (Alpine), Esteban Ocon (Alpine), Charles Leclerc (Ferrari) e Sebastian Vettel (Aston Martin). As manobras foram feitas na volta em que o safety car recolheu.

Veja as fotos do GP de Abu Dhabi:

Diz o artigo 48.8:

Com exceção dos casos listado abaixo de a) a h), nenhum piloto pode ultrapassar outro carro na pista, incluindo o safety car, até que ele passe a linha pela primeira vez depois que o safety car voltou para os pits. As exceções são:

a) Se o piloto recebe a sinalização do safety car para tal

b) Sob artigos 41.1c, 48.12, 51.6 e 51.12 abaixo

c) Quando entrando nos pits, um piloto pode passar outro carro que está na pista, incluindo o safety car, depois que ele alcançou a primeira linha do safety car

d) Quando deixando os pits, um piloto pode passar ou ser ultrapassado por outro casso na pista antes que atinja a segunda linha do safety car.

e) Quando o safety car está voltando aos pits, pode ser ultrapassado por carros na pista uma vez que atingiu a primeira linha do safety car

f) Enquanto na entrada dos pits, no pit lane ou na saída dos pits, um piloto pode ultrapassar outro carro que também esteja nas três áreas

g) Qualquer outro carro parando em sua garagem designada enquanto o safety car está usando o pit lane (ver artigo 48.11) pode ser ultrapassado

h) Se o carro desacelera com algum problema evidente.

Já o artigo 48.12 diz:

Caso o comissariado do circuito considere seguro fazê-lo, e a mensagem “CARROS RETARDARÁRIOS PODEM AGORA ULTRAPASSAR" foi enviada a todos os competidores através do sistema de mensagens oficial, todos os carros que levaram voltas do líder serão obrigados a passar os carros na volta de liderança e o safety car.

Isso só se aplicará a carros que fizeram uma volta no momento em que cruzaram a linha no final da volta durante a qual eles cruzaram a primeira linha do safety car pela segunda vez após o safety car foi à pista.

Tendo ultrapassado os carros na volta da frente e o safety car, esses carros devem então prosseguir ao redor da pista em uma velocidade adequada, sem ultrapassagem, e fazendo todos os esforços para pegar posição na parte de trás da fila de carros atrás do safety car. Enquanto eles estão ultrapassando, e a fim de garantir que isso possa ser realizado com segurança, os carros na volta da frente devem sempre permanecer na linha de corrida, a menos que o desvio dela seja inevitável. A menos que o comissariado do circuito considere a presença do safety car ainda é necessária, uma vez que o último retardatário ultrapassou o líder, o safety car voltará aos boxes no final da volta seguinte.

Se o comissariado do circuito considerar que as condições da pista são inadequadas para ultrapassagens, a mensagem "ULTRAPASSAGEM NÃO SERÁ PERMITIDA" será enviado a todos os competidores através do sistema oficial de mensagens.

O GP de Abu Dhabi deste domingo (12) terminou com vitória e título de Max Verstappen, da Red Bull, que chegou a 395,5 pontos. Lewis Hamilton, da Mercedes, foi o segundo colocado na prova e terminou como vice-campeão, somando 387,5.

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