Fórmula 1

F1: Hamilton sobe ao pódio elogiando Norris; assista cerimônia de premiação

Britânico da Mercedes assumiu liderança nas voltas finais após escapadas de rival da McLaren

Da Redação 26/09/2021 • 11:29 - Atualizado em 27/09/2021 • 09:36

Lewis Hamilton conquistou neste domingo (26) a 100ª vitória na Fórmula 1. Mas o bom resultado no Grande Prêmio da Rússia só veio graças a uma estratégia decisiva tomada nas últimas voltas.

Hamilton vinha em segundo lugar, atrás da McLaren de Lando Norris, quando a chuva começou a cair. O britânico da Mercedes foi para os boxes e trocou os pneus tão logo a água começou a acumular. O rival da McLaren decidiu tentar se segurar na pista.

Pior para Norris, que já vinha com dificuldades para se manter. Com pneus slick, rodou na 51ª volta (de um total de 53) e viu Hamilton herdar o primeiro lugar. No fim, o piloto da McLaren foi para os boxes e fez a troca, mas só conseguiu o sétimo lugar.

Ao fim da corrida, Hamilton saudou o público presente em Sochi e fez questão de elogiar Norris, que largou na pole position e terminou o dia com a volta mais rápida.

“Muito obrigado aos fãs aqui. Leva-se um longo tempo para conquistar 100 vitórias, e eu não sabia se conseguiria”, disse.

“Lando fez um trabalho incrível. (Por isso), sou muito grato à equipe”, completou.

O resultado ainda valeu ao britânico da Mercedes a liderança apertada do Mundial de pilotos: 246,5 pontos, contra 244,5 pontos de Max Verstappen. O holandês da Red Bull chegou em segundo lugar, após largar da 20ª posição.

“Ir do 20º lugar para o segundo é incrível”, comemorou. “Com a punição que tivemos (por uma troca de motor, que levou à posição de largada), foi um grande resultado para nós. Eu definitivamente não esperava por isso quando acordei pela manhã”, reconheceu.

  • Fórmula 1
  • Lewis Hamilton
  • Mercedes
  • Lando Norris