Arábia Saudita surpreende e derrota Argentina de Messi em virada histórica

A última Copa que a Argentina perdeu na estreia foi em 90, na Itália, contra Camarões

Copa do Mundo 2022
Lusail Stadium
ArgentinaARGARG 1
x
Arábia SauditaSAUSAU 2
  • Sobre o jogo
  • Tempo real
  • Escalação
  • Resumo
  • Jogos da rodada

Argentina e Arábia Saudita se enfrentaram nesta terça-feira (22), pela primeira rodada Grupo C da Copa do Mundo da FIFA 2022, no Estádio Lusail, com derrota da Argentina por 2 a 1.

Os argentinos entraram como os favoritos e mostraram isso no decorrer do primeiro tempo. O que não contavam era com uma forte organização tática da Arábia, que soube se defender, e com a desvantagem, se permitiu sair mais ao ataque e subiu a linha de marcação, fazendo com que os hermanos caíssem na linha de impedimento por diversas vezes. Três gols da Argentina foram anulados ainda no primeiro tempo. 

No segundo tempo os árabes se lançaram ao ataque e conseguiram emplacar uma virada histórica diante do time de Lionel Messi e companhia.

Com oito minutos de jogo, o VAR entrou em ação e Slavko Vincic marcou penalidade máxima para os argentinos. Lionel Messi deslocou o goleiro Mohammed Al Owais e abriu o marcador.

A Argentina ditava o ritmo do jogo. Aos 18 minutos Messi lançou uma bola para Lautaro Martínez, mas o atacante estava em posição irregular. Três minutos depois, foi a vez de Papú Gomez receber a bola em posição de impedimento e ter a jogada parada. Méritos da linha alta defensiva dos árabes.

Aos 21, Papu Gómez lançou para Messi que saiu na cara do goleiro e chapou a bola para o fundo do gol, mas foi anulado por estar em posição irregular. Cinco minutos depois, foi a vez de Lautaro Martínez marcar, mas a jogada foi anulada por posição irregular do atacante do PSG. 

Aos 2 minutos da etapa complementar, a Arábia Saudita marcou o gol de empate após Feras Al Brikan fazer lindo passe para Saleh Al Shehri pela esquerda. O camisa 11 entrou dentro da área e bateu cruzado de canhota, sem chances de defesa para Emiliano Martinez.

A virada dos saudistas aconteceu aos oito minutos. O camisa 10, Salem Al Dawsari, pegou rebote da zaga no canto esquerdo, cortou para o meio, se livrou da marcação de Paul e acertou um chute na gaveta.

No final do jogo, um lance assustou os jogadores em campo após Yasir Al Shahrani cair no gramado depois de dura dividida no alto com o goleiro Mohammed Al Owais. O jogo ficou paralisado por mais de cinco minutos, porém o placar terminou 2x1 para os árabes.

Essa derrota quebrou uma invencibilidade da seleção albiceleste de 36 jogos e mantém a Itália com a marca histórica de maior sequência invicta entre seleções, com 37 jogos sem derrota, entre outubro de 2018 e setembro de 2021.

A Argentina não perdia uma partida desde o dia 2 de julho de 2019, para o Brasil, na semifinal da Copa América, por 2 a 0, com gols de Gabriel Jesus e Firmino.

A Arábia Saudita volta a campo no sábado (26), às 10h, diante da Polônia. Já os Hermanos, enfrentam o México, no mesmo dia, às 16h.