Inglaterra estreia bem e goleia Irã por 6 a 2 em jogo marcado por protestos

Atletas do Irã não cantaram o hino nacional e jogadores da Inglaterra se ajoelharam em forma de protesto

Copa do Mundo 2022
Khalifa International
InglaterraINGING 6
x
IrãIRAIRA 2
  • Sobre o jogo
  • Tempo real
  • Escalação
  • Resumo
  • Jogos da rodada

Inglaterra e Irã se enfrentaram nesta segunda-feira (21) pela primeira rodada da fase do Grupo B da Copa do Mundo da FIFA 2022, no Estádio Internacional Khalifa, com a vitória da seleção inglesa por 6 a 2.

Antes de a bola rolar, ambas as equipes promoveram manifestações. Os atletas do Irã não cantaram o hino nacional, em prol de um protesto diante da repressão às mulheres iranianas. Já os ingleses se ajoelharam antes do apito inicial, protestando contra o desrespeito aos direitos humanos no Catar. 

Harry Kane, capitão da Inglaterra, foi proibido de usar a braçadeira com o escrito “one love”, em apoio à comunidade LGBTQIA+, porém o atacante usou uma outra braçadeira escrito “No discrimination”.

O domínio dos ingleses foi constante durante todo o jogo e os iranianos se defendiam como podiam. A força física da seleção do Irã até que conseguiu resistir boa parte do primeiro tempo, mas aos 34 minutos o placar foi aberto por Jude Bellinghan. 

Após boa troca de passes na entrada da área, Luke Shaw foi acionado na esquerda, levantou a bola para a grande área e Jude Bellingham subiu para cabecear ao fundo do gol.

Dez minutos depois, os ingleses chegaram novamente ao gol. Após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, Kieran Trippier levantou a bola para a grande área, Harry Maguire subiu no meio e ajeitou a bola para Bukayo Saka finalizar com a perna canhota para as redes. 

Aos 47, os ingleses marcaram o terceiro gol da partida. Harry Kane chegou pelo lado direito, mandou em meia altura para o centro da grande área e Sterling acertou um chute de perna direita para o fundo do gol.

O único protagonismo iraniano no primeiro tempo foi no choque de cabeça entre o goleiro Alireza Beiranvand e o jogador Majid Hosseini. A partida ficou paralisada por oito minutos e o goleiro do Irã precisou ser substituído. 

Na segunda etapa, a Inglaterra continuou ditando o ritmo do jogo e chegou ao quarto gol aos 16 minutos, marcado por Saka. Após jogada individual, o atacante levou para o meio da área e finalizou de perna canhota. 

Os iranianos diminuíram o placar três minutos depois. Ali Gholizadeh recebeu na direita, cruzou rasteiro para Mehdi Taremi, que passou por trás de Harry Maguire e mandou uma pancada de direita para marcar o primeiro deles.

A Inglaterra não se acomodou com o placar e foi em busca de mais. Rashford precisou de apenas um minuto em campo para marcar o gol dele. Após receber bom passe de Harry Kane pela direita, o atacante levou a bola para o meio da área, driblou o marcador e soltou uma pancada de esquerda, marcando o quinto gol dos ingleses.

Aos 45, Grealish marcou o último gol dos ingleses. Após Callum Wilson ser acionado em velocidade pelo lado direito, o atacante invadiu a grande área e tocou para Grealish no meio, que só teve o trabalho de mandar de direita para o fundo do gol.

Perto do fim do jogo, o VAR entrou em ação e marcou um pênalti para os iranianos após Mehdi Torabi ser derrubado por John Stones dentro da grande área. Mehdi Taremi deslocou o goleiro Jordan Pickford e marcou o segundo gol do Irã, dando números finais da partida. 

Com a vitória, a Inglaterra soma os primeiros três pontos no Grupo B, que além do Irã e Estados Unidos, ainda conta com País de Gales.