Horóscopo

Dezembro de 2023 tem céu agitado e Mercúrio retrógrado: veja como “sobreviver”

Dezembro de 2023 tem Mercúrio retrógrado em Capricórnio e Sagitário, Vênus em Escorpião, Júpiter em Touro e mais! Leia análise completa do céu do mês a seguir:

Por André Mantovanni

Dezembro de 2023 tem céu movimentado e volta do Mercúrio retrógrado
Dezembro de 2023 tem céu movimentado e volta do Mercúrio retrógrado
Freepik
Topo

O ano chega ao fim trazendo um céu movimentado para o mês de dezembro. Logo no primeiro dia do mês, Mercúrio começa o seu trânsito pelo signo de Capricórnio. Enquanto Mercúrio é um símbolo de lógica e intelectualidade, Capricórnio é um dos signos do zodíaco mais práticos e obstinados, que representa o dever e o compromisso com o trabalho disciplinar, é a organização em ação. A união de elementos tão fortes, lógicos e inteligentes tornará as pessoas mais práticas e materialistas por natureza. Nossos pensamentos voltam à terra, nossas ideias passam a ser mais realistas e a comunicação se torna muito clara.

Esse trânsito sempre acontece perto do Ano-Novo, abençoando-nos com energia fundamentada e voltada para objetivos, ajudando a criar e a honrar as nossas resoluções de fim de ano. É importante que aproveitemos toda essa onda capricorniana para nos organizarmos, planejando tudo com detalhes antes do início da retrogradação do planeta, ainda em Capricórnio, que acontecerá a partir do dia13 de dezembro.

Vênus em Escorpião

No dia 4, a temperatura começa a subir! O planeta do amor, Vênus, entra no intenso signo de Escorpião, aflorando a sexualidade. Ousadia e sedução dominam esse trânsito que pode nos fazer sentir tudo com muito mais força. Até o dia 29, devemos aproveitar para reforçar os laços de intimidade com os parceiros ou, para os solteiros, entrar de cabeça no jogo da conquista. A privacidade e o sexo serão fontes de conexão a dois, mas cuidado para não surtar. O trânsito de Vênus por Escorpião também pode intensificar as brigas e o ciúme. Não deixe que a paranoia se instale em sua mente, fomentando a necessidade de controle. Equilibre esse desejo ardente e estreite os laços da paixão.

No dia seguinte, em 5 de dezembro, a Lua começa a minguar no signo mais detalhista, objetivo e organizado do zodíaco. Na fase minguante da Lua, Virgem pode ser o melhor assistente do mundo para decidir exatamente o que precisa ser reduzido ou liberado. Seus poderes de discernimento e capacidade de aprimorar as falhas podem ajudar a decidir se devemos manter algo ou finalmente deixá-lo ir. Não existe momento melhor (astrológico e cronológico) para organizar coisas, hábitos alimentares e até falhas de caráter que durante uma Lua minguante em Virgem. Não perca essa oportunidade!

Netuno em Peixes com movimento direto

No dia 6, Netuno retoma o seu movimento direto no signo de Peixes, levando embora parte da energia nebulosa dos últimos tempos. O planeta da idealização e da ilusão volta a colocar o pé no acelerador depois de cinco meses de retrogradação. Voltaremos aos poucos a ver com mais clareza, e precisaremos encarar a realidade sem escudos. Será necessário parar de fugir dos problemas e das responsabilidades. Voltaremos a buscar a verdade, e não apenas aquilo que queremos ver.

A lua nova em Sagitário no dia 12 traz um ótimo momento para grandes ideias, grandes projetos e novos empreendimentos que expandem as nossas vidas de diversas maneiras. Essa lua nos pede para plantarmos as sementes do otimismo. É quando nos permitimos deixar as partes dolorosas de nosso passado para trás para que possamos visualizar um futuro maior e mais brilhante. A lua nova de Sagitário oferece esperança e todas as coisas maravilhosas que vêm acompanhadas do otimismo e da alegria. O ciclo deve beneficiar as iniciativas que promovam conhecimento, expansão da mente, crescimento pessoal e intelectual, estudos superiores, propagação de ideias e ideais. Por isso invente, arrisque, invista, acredite!

Mercúrio Retrógrado em Capricórnio

A quarta e última retrogradação de Mercúrio em 2023 tem início dia 13, no ambicioso Capricórnio. O signo de Terra, regido pelo senhor do tempo, o disciplinador Saturno, é conhecido por seu profissionalismo, mas também tem um lado castrador. À medida que o ano termina e os fogos de artifício do Ano-Novo se aproximam, poderemos sentir uma frustração causada por Mercúrio retrógrado atrapalhando os planos de festa. Podemos sentir o peso do ano e nos cobrarmos por tudo aquilo que não tivemos tempo suficiente para concretizar. Falta de foco, de organização, de iniciativa… Mercúrio retrógrado em Capricórnio virá nos lembrar e nos cobrar. Procure ser flexível e se adaptar às novas situações. Esteja extremamente atento sobre como você se expressa, para que suas intenções não sejam mal interpretadas. A melhor forma de aproveitar esse período é revendo a forma como analisamos, trabalhamos, iniciamos projetos e negócios, recomeçando uma vida normal quando Mercúrio ficar direto em 2 de janeiro de 2024.

No dia 19, a lua começa a crescer no signo de Peixes. A lua em Peixes aguça a intuição, o senso de ritmo, a capacidade de ver a verdade oculta. As pessoas se tornam mais sentimentais, propensas ao auto sacrifício e suscetíveis às emoções alheias. Nesse período temos enorme chance de conexão com o nosso lado espiritual, o que traz mais compreensão dos caminhos que devemos seguir e os próximos passos para que possamos alcançá-los. É preciso ter cuidado nesse período, pois Peixes também exacerba a vontade de fugir da realidade, provocando a busca por substâncias que podem nos fazer perder o controle.

Sol em Capricórnio

Logo nos primeiros minutos do dia 22, o Sol inicia o seu trânsito pelo signo de Capricórnio e permanece por lá até a manhã do dia 21 de janeiro. É nesse dia também que a estação mais social do ano tem início, o verão. Durante esse período, teremos à nossa disposição toda a determinação e poder de realização característica do signo de Capricórnio. Esse é um ótimo período para fazer aquela revisão do ano que passou e traçar metas realistas e concretas para 2024. Ambição, direção e objetivos podem ser o foco principal durante a temporada, embora com Mercúrio também retrógrado, você possa querer se concentrar em antigos objetivos e ambições. Reserve algum tempo para seguir o caminho certo.

A nossa capacidade de olhar para as situações de maneira prática e focada será potencializada pela passagem do Sol pelo signo. Aproveite para colocar as ideias no papel e fazer planos detalhados para realizá-las, mas tome cuidado com a rigidez. Permita-se sonhar.

Mercúrio (segue) retrógrado em Sagitário

No dia 23, o movimento retrógrado de Mercúrio o leva de volta para o signo de Sagitário. Mercúrio retrógrado em Sagitário pode nos tornar mais preguiçosos, propensos ao excesso e um pouco egoístas. Será preciso trabalhar para ter uma visão geral, mas não a ponto de ignorar completamente os detalhes.

Vênus em Sagitário

Já na reta final do ano, Vênus ingressa no expansivo e festivo signo de Sagitário. Do dia 29 de dezembro ao até o dia 23 de janeiro de 2024, teremos à nossa disposição a animação e a ousadia do arqueiro do zodíaco. Esse trânsito traz consigo um clima descontraído e aventureiro, ótimo para quem está solteiro e em busca de conexões sinceras. É hora de sair da rotina de desbravar novos mundo. Estaremos mais abertos para encarar desafios e explorar outros pontos de vista. Vênus em Sagitário também pode nos trazer expansão na área financeira e aumentar o nosso interesse por viagens, estudos e práticas espirituais.

Júpiter (direto) em Touro

Por fim, no dia 30, Júpiter termina a sua retrogradação no signo de Touro, trazendo mais oportunidades para melhorar as finanças, prover recursos, melhorar a estabilidade e a segurança, e ser mais confiante. Poderemos nos concentrar mais na ação, principalmente quando Mercúrio também voltar a andar para frente, na primeira semana de 2024.

Tópicos relacionados