Notícias

Frota: governo federal percebeu que "o que há de mais concreto é a CoronaVac"

Datena

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) disse nesta quinta-feira (17) que, ao encaminhar um acordo com o Instituto Butantan para a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, o governo federal "começa a chegar à conclusão de que o que há de mais concreto" contra a covid-19 no momento é a vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan. "São Paulo tem um caminho que me parece ser o mais claro, e o governo federal está entendendo isso", declarou à Rádio Bandeirantes.

"Nós temos um presidente confuso, um governo confuso, um Ministério da Saúde confuso. Primeiro não ia comprar vacina, agora vai. Nitidamente polariza com o governador João Doria - que, diga-se de passagem, é quem foi à China negociar. Não foi Bolsonaro, nem Ronaldo Caiado, nem ninguém. E o Doria sempre deixou claro que a vacina não é de São Paulo, ela é do Butantan, para todos os brasileiros. Durante 45 dias, o governo do estado tentou negociar incansavelmente com o governo federal e foi hostilizado pelo ministério. Agora ele começa a chegar à conclusão de que o que há de mais concreto neste momento é a CoronaVac. Espero que seja ela e todas as outras. Saúde não pode ter partido", disse.

"Essa é uma crise sanitária sem precedentes que envolve todos os segmentos da sociedade. Precisamos ter calma. Tem se politizado muito, isso tem gerado desconforto. No meu entender, Bolsonaro fez declarações desastrosas. Durante todo o processo, desde o início, ele não acreditou que pudesse se tornar o que se tornou. Não vou ser repetitivo, mas foi 'gripezinha', 'e aí?', 'não sou coveiro', 'todo mundo vai morrer', 'tome cloroquina'. Isso foi se alastrando pela ala ideológica. As redes sociais se tornaram ferramentas perigosíssimas de 'fake news'. Tudo fez com que o governo não tivesse uma conduta séria."

Frota ainda criticou a "falta de planejamento" do governo federal em outras áreas do enfrentamento à pandemia. "Agora eles foram se preocupar com seringas e encomendar 330 milhões. Falta planejamento. Sou crítico ao governo, não estou aqui para polarizar, mas ele precisa se organizar com mais rapidez. Estamos vivendo isso há muitos meses, a tragédia era anunciada, o país não se preparou para receber de forma tão impactante na vida dos brasileiros essa crise sanitária."

CONFIRA A ÍNTEGRA:

https://youtu.be/fbls5cQrCcE