Notícias

Presidente do MDB sugere que Luciano Bivar será opção de pré-candidato do União Brasil

Datena

Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, sugeriu nesta sexta-feira (8) em entrevista à Rádio Bandeirantes que Luciano Bivar será a opção de pré-candidato à Presidência da República defendida pelo União Brasil nas eleições de 2022. Segundo ele, embora o ex-juiz Sergio Moro ainda seja considerado para a vaga, a "tendência" é que Bivar seja o escolhido do partido.

MDB e União Brasil formaram uma federação com o PSDB e o Cidadania, e os quatro pretendem lançar um pré-candidato único no dia 18 de maio. Até lá, no entanto, cada sigla deve sugerir um nome para uma disputa interna.

"Na próxima quinta-feira, dia 14, o União Brasil deve oficializar o nome do presidente Luciano Bivar como possível pré-candidato. O PSDB apresenta o nome do ex-governador João Doria, que ganhou as prévias, e o MDB apresenta Simone Tebet. Depois do dia 14, devemos nos reunir e estabelecer critérios, ouvindo as lideranças de partidos, os palanques regionais e a militância, para que, no dia 18 de maio, a gente possa apresentar um candidato da unidade dos quatro partidos", explicou Baleia.

O emedebista ressaltou que prefere evitar comentar bastidores de outras legendas, mas confirmou que "tem escutado de lideranças" do União Brasil que Sergio Moro não deve concorrer ao Planalto.

"Isso quem define é o União. Por isso eles pediram até quinta-feira para apresentar oficialmente. Eles têm a discussão interna deles (...). Assim como há uma discussão interna no PSDB, mas lá houve as prévias que tem que ser respeitadas. Evito fazer comentários de outros partidos, já tenho que administrar o MDB, um partido complexo."

"[O escolhido do União Brasil] pode ser qualquer filiado, mas a tendência, pelo que estou escutando das lideranças, é que seja o presidente do partido."