Notícias

Bolsonaro decreta luto de três dias pela morte de Shinzo Abe, ex-premiê do Japão

Bolsonaro disse que recebeu a notícia com “extrema indignação” e chamou Shinzo Abe, ex-premiê do Japão, de “amigo do Brasil”

Por Édrian Santos

Bolsonaro lamentou morte do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe
Bolsonaro lamentou morte do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe
Reprodução/redes sociais

O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, vítima de um atentado a tiros na manhã desta sexta-feira (08), horário de Brasília. 

“Como sinal de nosso respeito ao povo japonês, de reconhecimento pela amizade de Shinzo Abe com Brasil e de solidariedade diante de uma crueldade injustificável, decretei luto oficial em todo o país durante 3 dias”, informou Bolsonaro pelas redes sociais.

O presidente também disse que recebeu a notícia com “extrema indignação” e chamou o ex-líder do Japão de “amigo do Brasil”, além de cobrar a devida punição ao criminoso que atirou contra o ex-premiê.

“Recebo com extrema indignação e pesar a notícia da morte de @AbeShinzo [Shinzo Abe], líder brilhante e que foi um grande amigo do Brasil. Estendo à família de Abe, bem como aos nossos irmãos japoneses, a minha solidariedade e o desejo de que Deus cuide de suas almas neste momento de dor”, disse Bolsonaro pelas redes sociais.

Atentado contra Shinzo Abe

O principal suspeito da morte de Shinzo Abe é um ex-militar da Marinha do Japão, contido imediatamente por pessoas que assistiam ao comício em que o ex-premiê discursava.

Segundo a polícia, o suspeito se chama Tetsuya Yamagami e tem cerca de 40 anos. Ele teria usado um “equipamento semelhante a uma arma”, espécie de espingarda artesanal.

Shinzo Abe, de 67 anos, foi primeiro-ministro do Japão entre 2006 e 2007, e mais tarde, entre 2012 e 2020. O comício ocorria antes das eleições para o Senado japonês, marcadas para o domingo (10).

Possível motivação

O homem suspeito de atirar disse à polícia que estava descontente com o ex-primeiro-ministro e que pretendia matá-lo, segundo a emissora nacional pública NHK, em citação à polícia.

“Qualquer que seja o motivo [do ataque], um ato bárbaro como este não pode ser tolerado e nós condenamos com firmeza", disse o secretário-chefe do gabinete japonês, Hirokazu Matsuno.

Vídeo do ataque

Imagens da emissora NHK mostram o que seria a arma utilizada no ataque, definida como algo aparentemente artesanal pelas autoridades. Um vídeo mostra o momento que Abe é atingido e quando ocorre a prisão do suspeito. 

Segundo a NHK, o primeiro disparo fez apenas fumaça, enquanto o segundo atingiu o ex-premiê.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais