Bora Brasil

Papua-Nova Guiné estima que 2 mil pessoas estão soterradas após deslizamento

A Organização Internacional para as Migrações, da ONU, declarou que deslizamento de terra pode ter provocado a morte de 670 pessoas

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
New Porgera Limited/Handout via REUTERS

O Centro Nacional de Desastres de Papua-Nova Guiné estima que mais de 2 mil pessoas foram soterradas após deslizamento de terra que atingiu a região na semana passada. A informação consta em um relatório enviado pelo governo local às Nações Unidas. 

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) declarou que o deslizamento de terra pode ter provocado até 670 mortos.

Segundo o chefe do escritório da agência na região, Serhan Aktoprak, a comunidade está localizada no vilarejo de Yambali, próximo de uma montanha na província de Enga. O local está soterrado em uma profundidade entre seis e oito metros. No total, pelo menos 150 casas estariam embaixo da terra.

Os destroços que cobrem grandes trechos da única rodovia que leva à província de Enga limitaram o acesso ao local de resgate. A primeira escavadeira para ajudar nos esforços de buscas só chegou ao local neste domingo. 

Em comunicado divulgado no sábado, o Escritório das Nações Unidas na Papua-Nova Guiné afirmou que as infraestruturas de comunicações e estradas de acesso ao local afetado foram danificadas. 

Uma equipe de resposta a emergências foi criada para coordenar e liderar os esforços de socorro.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.