Notícias

Chuva dificulta terceiro dia de buscas por desaparecidos em Pernambuco

Pelo menos 15 barragens são monitoradas por risco de transbordamento

Por Narley Resende

Subiu para 91 o número de mortos em decorrência da chuva no Grande Recife. Oitenta e quarto vítimas foram identificadas entre sexta-feira (27) e a noite de domingo (29) e mais sete corpos foram achados nesta segunda-feira (30). Vinte e seis pessoas estão desaparecidas, segundo a Defesa Civil de Pernambuco

O Corpo de Bombeiros mantém as buscas por desaparecidos e pelo menos 15 barragens são monitoradas. O número de desabrigados passa de 4 mil. 

Ainda há alerta de chuva para esta segunda (30) em parte do Nordeste. O InMet (Instituto Nacional de Meteorologia) diz que há risco de forte chuva e ventania na Paraíba, Sergipe, Bahia e Alagoas, além de Pernambuco.

A Defesa Civil do Estado afirma que 3.957 ficaram desabrigadas nos municípios de Recife e Olinda. 

Desde a sexta-feira (27), mais de 46 mil chamados foram feitos pelo telefone 193, informou a administração estadual.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), decretou situação de emergência no Estado, assim como 14 prefeituras de municípios da região metropolitana de Recife. 

Buscas

O terceiro dia de buscas por desaparecidos se concentra, principalmente, em Jardim Monte Verde, em Ibura, entre a capital e Jaboatão dos Guararapes, onde vinte pessoas morreram soterradas. Ainda há vítimas desaparecidas entre os escombros. 

As buscas são feitas pelo Corpo de Bombeiros, por moradores, pelo Exército e por bombeiros de outros estados, que enviaram efetivo a Pernambuco. 

Desastre

A chuva forte causou mortes e danos principalmente na Região Metropolitana de Recife, mas também atingiu o leste de Alagoas e cidades de Sergipe e Paraíba. 

O plano de contingência da prefeitura de Recife foi acionado na sexta-feira (27), quando a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) emitiu um comunicado informando a previsão de chuva intensa para o final de semana. O governo de Pernambuco informa que, neste momento, há 12 pontos de deslizamento sendo acompanhados pelas equipes.

O decreto de situação de emergência publicado pelo Estado permite que os municípios solicitem recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil. Os municípios em emergência em Pernambuco são: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Férrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.

Uma comitiva de ministros do governo federal sobrevoou Pernambuco no fim de semana. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou em suas redes sociais que irá nesta segunda-feira (30) para “melhor se inteirar da tragédia” causada pelas chuvas no Grande Recife.

Ajuda

A Cufa (Central Única das Favelas), em parceria com a Band, arrecada doações para ajudar as pessoas em situação de emergência em Pernambuco e Alagoas. A chave PIX para doações é: abraceonordeste@cufa.org.br 

As doações serão revertidas em alimentos, itens de higiene e outros produtos.

Várias entidades de Pernambuco, como a Prefeitura do Recife, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Central Única das Favelas (Cufa), a Arquidiocese de Olinda e Recife, shoppings da Região Metropolitana, o Sport e o Náutico divulgaram canais para receber doações para as famílias afetadas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais