Notícias

Chico Buarque 80 anos: romance é elemento essencial no sucesso do cantor

Faceta do artista é caracterizada pelas mulheres criadas nas letras, repletas de emoção

Por Sérgio Gabriel

Prestes a completar 80 anos na quarta-feira (19), Chico Barque é considerado um daqueles craques, que faz sucesso em todas as posições musicais. Uma delas é na área romântica, onde o artista usa do feminino para compor as canções de amor. 

Tom Cardoso, que lança uma biografia não autorizada de Chico, é cirúrgico ao escolher o principal instrumento de criação do artista: a palavra. "Ele tem essa obsessão pela palavra,onde encaixar a palavra certa.Isto esta muito claro na obra do escritor e do letrista", diz. 

Claudette Soares, cantora prestes a lançar um CD com músicas compostas por Chico Buarque, elogia o lado romântico do cantor. "Muito lindas as letras, você viaja, né? É uma alma feminina. A imagem que ele faz ,as leituras, as letras a mulher pra ele e uma coisa muito divina", pontua. 

Parte das letras de Chico, escritas no feminino, são elogiadas por colegas na música, como Caetano Veloso. "Todas as letras são geniais, impressionantes. As mulheres dentro de Chico são lindíssimas", citou, em entrevista antiga. 

Mas os elogios não impediram as críticas a algumas mulheres criadas por Chico, quando ele se rendeu aos novos tempos. Há pelo menos uma música que ele retirou do repertório romântico, justamente a primeira que fez interpretando mulheres, encomendada por Nara Leão. Foi a canção 'Com Açúcar, Com Afeto'. 

Apesar das críticas e de uma parceria frustrada com Nara Leão em festivais de música, a ligação de Chico com as mulheres continua intensa. Tanto, que um dos mais tradicionais blocos de carnaval do Rio se chama 'As mulheres de Chico' e prepara um novo espetáculo para homenageá-lo pelos 80 anos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais