Notícias

MAPA: Veja quais cidades da Ucrânia já foram atacadas pela Rússia

Saiba onde foram realizados os principais ataques das tropas russas no território ucraniano após o início da ofensiva de Putin

Da redação

Os militares da Rússia iniciaram o ataque contra o território da Ucrânia na última quinta-feira (24) por terra, mar e ar. Há registros de bombardeiros por todo o país, inclusive na capital, Kiev, no quarto dia consecutivo da invasão. Além da principal cidade, alvo de forte resistência das forças ucranianas, as principais frentes de ataque russo são oriundas das regiões de Kharkiv, no nordeste e segunda maior cidade ucraniana, e da Crimeia, pelo sul.

A Ucrânia ainda trava combate contra os separatistas apoiados pela Rússia em Luhansk e Donetsk, no leste.

Segundo informações compiladas pelo jornal americano The New York Times, boa parte dos 150 mil homens reunidos pelo governo de Putin estão em ação, e as forças russas já avançaram a norte e a leste de Kiev, mas ainda não conseguiram tomar a cidade apesar de intensos bombardeios registrados no sabado (26), concentrados na região próxima ao reservatório de água da cidade. Mais tropas russas, que não conseguiram tomar a cidade de Chernihiv, rumam para a capital da Ucrânia.

Imagens mostram que os ucranianos estão usando coquetéis molotov contra tanques russos. O Ministério da Defesa publicou um comunicado em que pediu aos moradores que não saíssem de casa e preparassem os artefatos. Instruções de como fazê-los foram exibidas na TV ucraniana. O enviado especial da Band, Yan Boechat visitou uma fábrica, em Kiev, na capital da Ucrânia. 

No sábado (26), um prédio residencial em Kiev foi atingido por um míssil. Imagens mostram que o artefato russo atingiu o edifício entre o 18º e 21º andar. A construção fica próxima ao aeroporto da capital, que foi esvaziado após o ataque.

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirma que não pretende ocupar a Ucrânia, e sim “desmilitarizar” o país vizinho para ajudar os separatistas das províncias de Donetsk e Luhansk, no Leste da Ucrânia, cuja independência o Kremlin reconheceu na segunda-feira (21)

O líder russo afirmou que "quem interferir" no país vizinho "pagará" as consequências e acusou os Estados Unidos de terem "ultrapassado" a linha vermelha ao não atender os pedidos de segurança russos e tentar incluir os ucranianos na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Inclusive, a porta-voz do governo deu um “recado" sobre a possibilidade da Finlândia e Suécia ingressarem na organização. Se os dois países, que participaram recentemente da cúpula virtual da entidade, ingressarem na Otan, enfrentarão “consequências militares e políticas”.

Negociações e retaliações

Volodymyr Zelensky, presidente da UCrânia, disse que a delegação do país vai se encontrar com uma delegação russa "sem pré-condições", perto do rio Pripyat, na fronteira entre Ucrânia e Belarus.

A União Europeia (UE) anunciou três novas sanções contra a Rússia após invasão à Ucrânia. Em comunicado oficial no domingo (27), foi determinado todas as aeronaves russas não poderão mais pousar, decolar nem sobrevoar o espaço aéreo dos países que integram o bloco.

Os países do Ocidente ainda se articulam para detalhar sanções econômicas à Rússia, como a exclusão do país do sistema de pagamento Swift. Além disso, o Banco Central russo está proibido de fazer transações no bloco, além de haver o congelamento dos ativos da entidade. A UE também quer “alvejar os oligarcas russos”.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais