Masterchef

Genesca é eliminada do MasterChef com crítica de Fogaça: “Você vacilou”

Cozinheira amadora foi a pior na prova do bolo de rolo e é a segunda eliminada da 9ª temporada; leia entrevista exclusiva:

Stefani Sousa 25/05/2022 • 00:28 - Atualizado em 25/05/2022 • 00:46

Fim de jogo para Genesca no MasterChef! No segundo episódio da 9ª temporada, a gaúcha deu adeus aos colegas após apresentar o pior bolo de rolo do desafio de eliminação. Um de seus principais erros foi não colocar manteiga na massa mesmo após receber uma dica do chef Erick Jacquin. O resultado não ficou uniforme e sobrou para Henrique Fogaça anunciar a decisão: “Você vacilou”.  

Ciente de seus erros, a cozinheira amadora permaneceu firme durante a despedida e contou, em entrevista ao Band.com, que está em paz com o resultado. “Parece que tirou um peso das minhas costas, eu estava muito tensa. Não que quisesse ter saído, mas me senti aliviada em tirar a pressão.” 

Fã do MasterChef, ela sentiu, desde a 1ª vez que entrou na cozinha, que estar ativa no jogo é completamente diferente de assistir em casa. “A gente não consegue pensar na proporção do que é fazer algo que tu gosta, mas pressionada pelo tempo e pela entrega perfeita. É um sentimento que não consigo explicar. Te tira do prumo, não dá pra ter controle, é ansiedade mesmo”, diz. 

O que deu errado? 

Para a gaúcha, uma “série de fatores e azares” culminaram na sua eliminação. A começar pela prova em grupo, em que apenas uma receita do trio, formado por ela, Adílio e Melina, foi apresentada aos jurados. “O meu prato não foi escolhido porque fui voto vencido. No fim, fiquei entre as piores receitas sem conseguir mostrar o que fiz.”  

Já na prova final, nunca ter feito ou provado um bolo de rolo fez toda a diferença: “Quando boto a primeira massa no forno, vejo que ela não deu certo. Coloco a segunda e também não rolou. Penso em fazer outra, mas não dá tempo, então fico desacreditada, triste e querendo não continuar.” Sem perspectiva e com as críticas da semana anterior ainda em mente, Genesca conta que mesmo antes da prova terminar, tinha certeza do seu futuro.  

“Já sabia que seria destaque negativo e sairia do programa. Naquele momento, não tinha nenhuma esperança. Sou muito realista, olhei o dos colegas, vi o trabalho excelente de todos, e o meu não estava bom. Não é bem tristeza o que eu sinto, mas, se pudesse voltar no tempo, teria me posicionado mais nas provas anteriores.” Será que teria dado certo? 

Justiça seja feita 

No 1º episódio, Genesca rebateu uma crítica de Jacquin dizendo que iria vencer o MasterChef. Hoje, após os apontamentos do francês, concorda com a avaliação negativa. “Não sou soberba e, se os chefs acham que eu fui a pior, acredito, e acho que foi um jogo bonito”, celebra. “O jogo só termina quando acaba”, garante ela, mirando uma possível repescagem.  

Por fim, a participante considera que sua saída não foi precoce, embora a competição ainda esteja no 2º episódio. “No ponto em que eu me encontro, sem ter tido nenhum feedback positivo, tá tudo bem.” É justo!  

Veja fotos do episódio desta terça-feira, 24:

O que rolou no 2º episódio do MasterChef  
 

Fogaça: o farofeiro 

Na 1ª prova da noite, Henrique Fogaça mostrou que sabe tudo de farofa. O chef deu uma aula e ensinou diferentes receitas aos 15 participantes. Depois, Jason, que venceu a prova de eliminação no episódio de estreia, dividiu os colegas em 5 trios. Os grupos ficaram assim: 

Time vermelho: Jason, Renato e Mario 
Time roxo: Genesca, Adílio e Melina
Time azul: Daniel, Larissa e Edileide
Time amarelo: Rafael, Fernando e Paraskevi
Time rosa: Lays, Mitiko e Bruno  

Decisões complicadas...  

Cada integrante do grupo teve 3 minutos de mercado e 1 hora de prova para fazer um prato. Mais tarde, com eles prontos, Ana Paula Padrão anunciou que somente um seria degustado pelos chefs. Cada time recebeu a missão de experimentar as três receitas e eleger a melhor. 

Os jurados provaram as escolhidas e o peixe feito por Lays, do time rosa, saiu campeão. A receita de Rafael e Mario, dos times amarelo e vermelho, foram destaques positivos. Assim, os três grupos garantiram vaga no mezanino. O time roxo, com uma receita da Melina, foi destaque negativo.  

Como fazer macarrão al dente? 

Uma segunda chance foi dada ao time azul, de Daniel, Larissa e Edileide. No entanto, nem todos foram contemplados. Ficou para a equipe rosa, da Lays, a responsabilidade de mandar um dos três cozinheiros para a miniprova.  

Edileide foi a escolhida e desafiou Larissa para um duelo. As duas tiveram 20 minutos para preparar o macarrão al dente perfeito. Ao término da degustação, Edileide se livrou da berlinda, enquanto Larissa e Daniel se juntaram a Melina, Adílio e Genesca na eliminação.  

A hora da verdade 

Bolo de rolo foi a receita escolhida para a prova de eliminação. Em clima de festa, a cozinha recebeu dançarinos de frevo e bonecos de Olinda. Assistir aos jurados dançando foi tudo! Na sequência, os competidores tiveram 1h30 para entregar o doce, que é patrimônio cultural imaterial de Pernambuco.  

Melina foi a que melhor reproduziu a receita, seguida por Daniel, que garantiu destaque positivo. Genesca acabou eliminada e recebeu o carinho da colega Paraskevi, que desceu do mezanino para abraçá-la.