A pausa da Fórmula 1 em agosto veio em boa hora para a Alpine. Não apenas para que o time pudesse descansar e projetar a sequência da temporada 2022, mas também para se afastar do noticiário e minimizar o desgaste do mercado de pilotos.
O time francês acabou sendo um dos protagonistas do noticiário desde o começo de agosto, quando Fernando Alonso anunciou que deixaria a Alpine para correr pela Aston Martin em 2023. Os franceses negociavam a renovação de contrato para 2023 com o bicampeão, que queria um compromisso de pelo menos duas temporadas.
A diretoria até se mostrou disposta a ceder, oferecendo um contrato de um ano com opção de renovação por mais um. No entanto, com o anúncio da aposentadoria de Sebastian Vettel no fim do ano, a Aston Martin foi mais rápida e ofereceu o contrato que Alonso esperava. O espanhol fica no time de Lawrence Stroll pelo menos até o fim de 2024.
O objetivo inicial da Alpine era adiar a promoção de Oscar Piastri por mais um ano. Campeão da Fórmula 2 em 2021, o australiano não conseguiu vaga no grid da F1 em 2022, então precisou passar o ano como piloto de testes.
Por contrato, Piastri exigia da Alpine uma vaga como titular em 2023. Uma das possibilidades era um empréstimo à Williams, enquanto a situação de Alonso para 2024 era incerta. No entanto, com a ida do bicampeão para a Aston Martin, o time de Laurent Rossi viu o caminho livre para anunciar o jovem australiano.
Só que Piastri cansou de esperar: ao ser anunciado, disse que não correria com a Alpine em 2023. O jovem australiano é o nome mais cotado para a McLaren, que anunciou nesta quarta-feira a antecipação do fim do contrato com Daniel Ricciardo – o compromisso iria até o fim de 2023, mas acabará no fim de 2022.
Desta forma, em poucas semanas, a Alpine perdeu Fernando Alonso e Oscar Piastri. O time tem Esteban Ocon confirmado para o ano que vem, e ainda busca um companheiro para o francês. O próprio Daniel Ricciardo é o nome mais especulado, mas Mick Schumacher também entrou na lista de opções, segundo a imprensa europeia.
“Claramente a equipe foi destaque na mídia mundial nos dias após o GP da Hungria e antes da pausa de verão (europeu). No entanto, isso não é distração para nós, uma vez que estamos de volta à pista. Embora estejamos perdendo um ativo incrível como Fernando para o ano que vem, sua decisão tem zero influência no que queremos alcançar juntos em 2022”, assegurou o chefe de equipe da Alpine, Otmar Szafnauer.
“Continuaremos pisando fundo como equipe, com Fernando e Esteban nos carros pelo restante do ano, de forma a buscarmos a melhor posição possível para atingir nossos alvos neste campeonato. Sei que nossos dois pilotos estão altamente motivados, enquanto estamos ansiosos para canalizar essa energia na pista”, acrescentou.