Notícias

Anvisa decide nesta sexta-feira se libera o uso de autotestes de covid-19

Ministério da Saúde já enviou a documentação complementar que havia sido solicitada na semana passada

da Redação com BandNews TV

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decide nesta sexta-feira (28) se libera ou não o uso de autotestes de covid-19 no Brasil. A reunião que deve resultar na definição está marcada para as 10h. 

No dia 19 de janeiro, os técnicos da agência se reuniram para discutir a autorização e a viabilidade de comercialização ao consumidor de testes rápidos de antígeno para diagnóstico de covid-19, os chamados autotestes. 

Alegando falta de informações e “lacunas” na documentação enviada pelo Ministério da Saúde, a decisão foi adiada

O ministério liderado pelo ministro Marcelo Queiroga considera que o autoteste “pode ser uma excelente estratégia de triagem” e, pelo resultado rápido, deve “acelerar o início do isolamento dos casos positivos e as ações para interrupção da cadeia de transmissão”. 

Podcast: tudo sobre o autoteste de covid-19

O principal problema técnico pontuado por profissionais da Anvisa seria a falta de uma política pública envolvendo o uso do autoteste. A agência teme que, com os diagnósticos feitos em casa, o Brasil enfrente uma subnotificação de casos confirmados de covid-19.

Nesta semana, o ministério enviou uma documentação complementar em que orienta que os pacientes com resultado positivo na autotestagem procurem unidades de saúde para que profissionais qualificados confirmem o diagnóstico e, em seguida, notifiquem as autoridades.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais