Notícias

CPI vai ouvir ministros da Saúde da gestão Bolsonaro e presidente da Anvisa

Luiz Henrique Mandetta deve ser ouvido na próxima terça-feira

Da redação com BandNews TV

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), sinalizou que a primeira testemunha da comissão deve ser o ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta (DEM-MS). Na sequência, Nelson Teich, Eduardo Pazuello e o atual ministro Marcelo Queiroga devem ser ouvidos, seguidos do presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.

A informação foi confirmada pelos senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), relator e vice-presidente da CPI, respectivamente, em entrevista à BandNews TV.

"Nós vamos requisitar muitas informações, vamos convocar o atual ministro da Saúde e os três ministros anteriores. Vamos convocar o presidente da Anvisa", afirmou Calheiros.

Alguns senadores levantaram a hipótese de que a investigação seria apenas uma forma de desgastar o governo e não contribuiria para melhorar a atual situação da pandemia. O argumento foi rebatido por Renan e Randolfe.

Queremos saber o que podemos fazer para destravar a vacinação, para que a gente possa adquirir novas vacinas e insumos

"Queremos saber o que podemos fazer para destravar a vacinação, para que a gente possa adquirir novas vacinas e insumos. A CPI vai focar nisso e investigar com poderes constitucionais se houve irresponsabilidade", explicou Renan.

Randolfe lembrou a diminuição da previsão de vacinação pelo Ministério da Saúde: "Na semana passada a previsão da vacinação dos brasileiros teve uma redução de 30%. O ministro da Saúde disse que nós só vamos concluir a imunização dos grupos prioritários em setembro. Nós estamos sob o risco de nos tornarmos um covidário".

Nós estamos sob o risco de nos tornarmos um covidário

O senador, entretanto, afasta qualquer possibilidade de uma convocação do presidente Bolsonaro: "Seria uma intromissão indevida, não é possível uma comissão parlamentar convocar os chefes dos poderes e nem acredito que seja necessário".

Tópicos relacionados

  • Covid-19
  • Política

Mais notícias

Carregar mais