• facebook
  • twitter
  • whatsapp
Notícias

Henry Borel: saiba tudo sobre a investigação que levou Jairinho e Monique Medeiros para a cadeia

Menino morreu após supostas agressões do vereador carioca

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Henry Borel, de 4 anos, morreu no dia 8 de março de 2021. A mãe do menino, Monique Medeiros, e o padrasto, Jairo Souza Santos Jr, o vereador agora afastado Dr. Jairinho, o levaram para o hospital Barra D'Or, mas Henry já estava sem vida. O casal afirmou que a criança passou mal após um acidente doméstico.

Jairinho tentou liberar o corpo direto para o enterro junto a funcionários e um executivo da unidade de saúde. Ele chegou a ligar para o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), para acelerar o processo. Os médicos, entretanto, constataram lesões graves em Henry e enviaram o corpo para necropsia no IML, como pede a legislação nesses casos.

A polícia fez buscas e apreensões contra o casal e o pai de Henry, Leniel Borel, mas posteriormente descartou qualquer participação do pai na morte. Na ação foram apreendidos celulares e aparelhos eletrônicos do casal.

Uma perícia apontou mensagens apagadas de conversas entre Monique Medeiros e a babá de Henry, Thayná de Oliveira. A investigação apontou que a mãe do menino e a babá mentiram em depoimento para a polícia.

No dia 8 de abril, Jairinho e Monique foram presos e podem ser indiciados por tortura e homicídio duplamente qualificado.

Thayná foi ouvida novamente e disse que deu testemunho falso a pedido de Monique e da irmã de Jairinho, Thalita. Ela contou que presenciou ao menos três agressões de Jairinho. A babá ainda afirmou que a faxineira Leila Rosângela de Souza também mentiu para a polícia.

Familiares da babá trabalharam na prefeitura do Rio durante a gestão do ex-prefeito Marcelo Crivella por indicação de Jairinho. 

Monique trocou de advogado no dia 12 de abril e pediu para fazer novo depoimento no dia 14 de abril. O advogado de Jairinho deixou o caso.

Jairinho e Monique

Com quase duas décadas de vida pública, Doutor Jairinho, 43 anos, principal suspeito de matar o enteado Henry, trilhou um caminho conhecido na política. 

Jairinho foi eleito vereador pela primeira vez em 2004, aos 27 anos, na esteira do pai, o Coronel Jairo, deputado estadual, policial militar reformado, e apontado como um dos líderes da milícia Liga da Justiça. Ele passou por PSC, MDB e PROS antes de se filiar ao Solidariedade, partido do qual foi expulso depois de se tornar suspeito do assassinato de Henry.

A ex-mulher do vereador, Ana Carolina Ferreira Netto, relatou ter sido agredida por ele durante o relacionamento, mas disse que Jairinho sempre foi um bom pai, preocupado e cuidadoso com os filhos. Ele tem dois filhos com a dentista.

Monique Medeiros, 32 anos, era uma professora de classe média do Rio de Janeiro até o ano passado. Concursada do município do Rio, ela trabalhava como diretora numa escola em Senador Camará, comunidade da zona oeste da cidade. Ganhava cerca de R$ 4 mil por mês. 

As mudanças vieram depois que ela conheceu o vereador Jairinho, em agosto do ano passado. Logo depois, Monique foi cedida ao Tribunal de Contas do município com salário quatro vezes maior.

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.