Notícias

Justiça Federal mantém prisão preventiva de acusado de chefiar pirâmide financeira envolvendo criptomoedas

Glaidson Acácio dos Santos é fundador da GAS Consultoria Bitcoin; especialistas explicam investimentos

Carole Crema, com rádio BandNews FM RJ

Justiça Federal mantém prisão preventiva de acusado de chefiar pirâmide financeira envolvendo criptomoedas
Justiça Federal mantém prisão preventiva de acusado de chefiar pirâmide financeira envolvendo criptomoedas
Divulgação/Polícia Federal

A defesa do fundador da GAS Consultoria Bitcoin afirma que vai entrar com um pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal contra a prisão dele. Glaidson Acácio dos Santos é acusado de fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas. Nesta sexta-feira (27), a Justiça Federal do Rio manteve a prisão preventiva do ex-garçom e de outros dois acusados.

O advogado de Glaidson, Thiago Minagé, afirma que discorda veementemente dos fundamentos utilizados na decisão.

O juiz Vitor Valpuesta decidiu ainda libertar Arthur dos Santos Leite e Guilherme Silva de Almeida.

Cinco pessoas foram presas em uma operação da Polícia Federal na última quarta-feira (25), no Rio e em São Paulo. Na casa de Glaidson, em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, foram apreendidos mais de R$ 13 milhões em espécie, aproximadamente um milhão e trezentos mil reais em moeda estrangeira e 591 bitcoins, cujo valor chega a cerca de R$ 150 milhões.

Segundo a Polícia Federal, a empresa prometia 10% de retorno mensal aos investidores, o que seria insustentável, já que a previsão era baseada no contrato sem registro aos órgãos regulatórios vinculado à especulação no mercado de criptomoedas.

De acordo com as investigações, a empresa funcionava em um esquema de pirâmide: o investimento de novos clientes alimentava os ganhos dos investidores mais antigos.

Nesta quinta (26) e sexta-feira (27), clientes da GAS Consultoria realizaram manifestações em apoio a Glaidson e à empresa em Cabo Frio, na Região dos Lagos, onde fica a sede da GAS, em Niterói, na Região Metropolitana, e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Eles afirmam que a GAS pagava os valores prometidos todos os meses.

O assessor de investimentos do Guia da Bolsa, Pedro Diego, explica que não há como dar garantias em esquemas de pirâmide financeira.

Há cerca de quatro anos, o investimento em bitcoins se tornou bastante popular. Mas especialistas afirmam que é preciso ter cautela para investir em criptomoedas por meio de empresas.

O especialista em bitcoins e membro fundador da Oxford Blockchain Foundation Rodrigo Borges diz que a aplicação em si é segura, mas que algumas companhias usam a boa fama dos ativos para enganar os clientes.

A defesa de Glaidson nega qualquer irregularidade. A defesa de Guilherme Almeida afirmou que a decisão da Justiça foi acertada e em consonância com a presunção de inocência.

Mais notícias

Carregar mais