Olhar de Repórter

Olhar de Repórter: subprefeito de Pirituba é acusado de faltar ao trabalho

Ronaldo Ligieri não comparece ao local e agenda não tem compromissos

Olhar de Repórter

O Olhar de Repórter foi procurado por funcionário da subprefeitura de Pirituba, que acusa o subprefeito Ronaldo Ligieri de não comparecer regularmente ao trabalho. 

A equipe foi checar a situação e constatou a dificuldade de encontrar Ronaldo na subprefeitura. Na agenda de trabalho dele na internet, Ronaldo praticamente não apresenta compromissos. 

Outros funcionários também relatam a dificuldade de trabalhar na subprefeitura. O desempenho do subprefeito chama a atenção. A quantidade de reclamações sobre zeladoria que não são resolvidas faz Pirituba ocupar o último lugar no ranking de reclamações não resolvidas da cidade, com 1.297 casos não atendidos.  

Ronaldo Ligieri foi indicado ao cargo pelo vereador Marlon Luz (MDB) e é suplente do mesmo vereador na Câmara. O político tentou se candidatar a deputado federal, mas não conseguiu votos o suficiente para se eleger. Caso entrasse no Congresso, Ligieri se tornaria um dos 55 vereadores de São Paulo em 2023. 

Prédios tombados

Somente no centro da cidade de São Paulo, existem cerca de 2 mil prédios tombados, e muitos deles vazios. As dificuldades que os proprietários enfrentam começam pela legislação, que é complicada e cheia de meandros. 

A legislação, muitas das vezes, terminam nas multas que podem ser aplicadas para quem não cumprir a lei - são pesadas e podem variar de 10 até 100% do valor do imóvel

Segundo o Conselho Estadual do Patrimônio Histórico, a situação não é fácil, mas também afirma que a atuação dos órgãos de preservação melhorou, e está cada vez mais próxima de quem tem problemas por ser dono de um imóvel tombado. 

Ruínas da Mooca

O tradicional bairro guarda um patrimônio histórico valioso em várias ruas do bairro: os prédios das fábricas, muitos do início do século 19. Mas a maioria está em péssimo estado de conservação, e muitos foram abandonados. 

Alguns até foram invadidos e agora servem como moradias improvisadas. Em um passeio pela Mooca, com a historiadora Beth Florido, que falou da importância de preservar esse patrimônio cultural da cidade. “Tem muita coisa que está preservada, mesmo em ruínas e que são significativas pelo entorno, a relevância que teve para a economia do país”, afirma. 

Problemas em Itaquera

No quadro Raio-X dessa semana, o Olhar de Repórter mostrou a região que é uma das maiores da zona leste de São Paulo. O lixo e abandono de áreas de uso comum da população é notório. 

A subprefeitura de Itaquera ocupa o penúltimo lugar no ranking de reclamações não resolvidas da cidade, com 916 registros. 

Veja o Olhar de Repórter completo:

Notícias

Carregar mais