O nome da esposa do vereador de Petrópolis Eduardo do Blog aparece em uma lista de pagamentos secretos da Fundação CEPERJ. Renata da Cunha Carvalho Bernardo recebeu pelo menos sete parcelas, que somam mais de R$ 51 mil. A informação consta em um documento do Ministério Público, obtido pela reportagem da BandNews FM. O órgão investigou e denunciou 12 pessoas por abuso de poder político e econômico por meio de ações sociais e contratações fantasmas na Fundação CEPERJ e na Uerj.
Segundo o documento, os valores foram sacados por Renata em uma agência bancária na Região Serrana do Rio, entre janeiro e junho de 2022.
Neste período, Eduardo Ferreira de Oliveira, conhecido como Eduardo do Blog, já cumpria mandato como vereador da cidade.
Renata Bernardo recebeu ainda seis parcelas de auxílio emergencial do Governo Federal durante o mandato do marido como parlamentar na Câmara Municipal de Petrópolis. No entanto, a gestora pública apresentou prints à reportagem comprovando que devolveu o montante recebido indevidamente.
Eduardo do Blog chegou a ser o relator da Comissão Especial de Transparência Pública da Câmara Municipal de Petrópolis. O grupo foi criado para fiscalizar as ações da Prefeitura com os recursos recebidos após a tragédia climática de 2022.
Segundo o advogado especialista em direito público Sérgio Carmargo, diversos documentos que deveriam ser públicos, como a lista de pagamentos da Fundação CEPERJ, vêm sendo mantidos em sigilo por autoridades.
O escândalo da Fundação CEPERJ foi parar na Justiça e pode levar à cassação do mandato do governador Cláudio Castro, do vice-governador, Thiago Pampolha, e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Rodrigo Bacellar. O julgamento vai ser retomado nesta quinta-feira (23) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.
Na sexta-feira (17), o desembargador do TRE-RJ, Peterson Simão, votou pela cassação e inelegibilidade do governador. O julgamento no plenário da Corte Eleitoral fluminense foi suspenso após pedido de vista dos outros seis desembargadores.
Castro e outros 12 réus são acusados pelos crimes de abuso de poder político e econômico por meio de ações sociais e contratações fantasmas na Fundação Ceperj e na Uerj. As defesas dos citados no processo negaram todas as acusações.
Também é réu o atual secretário de Ambiente e Sustentabilidade do estado, Bernardo Rossi. O vereador da cidade imperial Eduardo do Blog mantém relação próxima com Rossi, que é ex-prefeito de Petrópolis e foi duas vezes vereador da cidade imperial, chegando a ocupar o cargo de presidente da Câmara Municipal. Em 2023, Rossi foi nomeado secretário de Estado de Governo. Em 2024, o político foi transferido para a pasta de Ambiente e Sustentabilidade.
Em nota, a defesa de Renata da Cunha Carvalho Bernardo disse que ela ocupou o cargo de gerente de projetos na Fundação CEPERJ, onde desempenhava funções de análise e acompanhamento de projetos, com foco no eixo da educação e meio ambiente. O escritório de advocacia afirmou que Renata não era uma funcionária fantasma. Pelas redes sociais, o vereador Eduardo do Blog disse que a família vai colocar o sigilo bancário à disposição e que vai provar tudo na Justiça.
A BandNews FM aguarda posicionamento do Governo do Rio, que foi questionado sobre as funções de Renata na Fundação CEPERJ e a relação com o então secretário de Governo Bernardo Rossi, ex-prefeito de Petrópolis.