Fórmula 1

Novidade de pneus da F1 em Ímola é aposta da Pirelli em sustentabilidade

Segundo fabricante, equipes usarão um tipo de pneu em cada etapa da classificação

Da redação

Segundo fabricante, equipes usarão um tipo de pneu em cada etapa da classificação
Segundo fabricante, equipes usarão um tipo de pneu em cada etapa da classificação
Pirelli Motorsport

O Grande Prêmio da Emilia-Romagna, sexta etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, marca uma novidade: uma mudança na oferta de pneus para a classificação, que pretende melhorar a sustentabilidade da questão.

Os três tipos de pneus que a Pirelli oferecerá para o fim de semana serão o C3 (branco, duro), o C4 (médio, amarelo) e o C5 (vermelho, macio). Na qualificação, a ideia da fabricante é que as equipes usem cada tipo durante cada uma das etapas: os brancos no Q1, os amarelos no Q2 e os vermelhos no Q3.

“Em Ímola, testaremos um novo regulamento que exige que as equipes usem um tipo diferente de composto para cada uma das três sessões, com os duros para o Q1, os médios para o Q2 e os macios para o Q3. Isto significa uma redução - de 13 para 11 - nos conjuntos de pneus secos que cada piloto tem disponível para todo o evento, diminuindo assim o impacto ambiental gerado pela produção e transporte dos pneus”, acredita Mario Isola, diretor de motorsport da Pirelli, que mostra otimismo com os compostos escolhidos para a corrida do fim de semana.

“Optamos por trazer nossa gama de compostos mais macios (C3, C4 e C5) para Ímola, o que pode oferecer às equipes uma gama mais ampla de opções estratégicas antes da corrida”, acrescentou.

Pneus de chuva

Outra novidade para a etapa é a presença de um novo tipo de pneu para chuvas fortes, que dispensará o uso prévio de aquecedores.

A tendência é que as equipes consigam estrear os novos pneus já no fim de semana, uma vez que a previsão é de chuva para o GP da Emilia-Romagna.

“A partir deste GP, será introduzido um novo composto de pneu para chuva forte, que não exigirá o uso de aquecedores de pneus”, anunciou Isola.

“Os testes de pista mostraram um desempenho ainda melhor do que o Cinturato Azul de chuva pesada anterior, mesmo sem o aquecimento elétrico do pneu. Resultado de estudos realizados pela Pirelli, esse é o primeiro passo concreto para o uso de pneus slicks sem pré-aquecimento”, completou.

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