Fórmula 1

Confira os carros apresentados para a temporada 2023 da Fórmula 1

Novas cores, novos pilotos: grid da F1 tem novidades na temporada

Da redação

Novas cores, novos pilotos: grid da F1 tem novidades na temporada
Novas cores, novos pilotos: grid da F1 tem novidades na temporada
BWT Alpine F1 Team

Nas pistas, a temporada 2023 da Fórmula 1 ainda não começou. Mas, fora delas, já anda a todo vapor.

As equipes apresentaram os carros para a temporada 2023. E mesmo que o regulamento não traga tantas mudanças como em 2022, os lançamentos foram cercados de expectativas.

As primeiras a apresentar seus novos carros foram a Haas e a Red Bull. Na primeira, o destaque foi um visual bastante renovado. Na segunda, a presença de uma forte parceira para o futuro.

Terceira a se apresentar, a Williams exibiu o visual para 2023 - que, na prática, foi apenas uma pintura atualizada de 2022, com novos patrocinadores. Na sequência, veio a Alfa Romeo, que exibiu o modelo C43 com uma nova pintura em vermelho e preto.

A quinta equipe a se apresentar foi a AlphaTauri. A exemplo do que fez a Red Bull, a equipe exibiu seu novo visual em Nova York, em evento no qual mostrou apenas a pintura do carro para 2023.

McLaren e Aston Martin marcaram suas apresentações para o mesmo dia: 13 de fevereiro. A primeira exibiu o MCL60, modelo que marca uma temporada de estreias no time. A segunda fez um evento para mostrar que sonha alto para os próximos anos, exibindo as perspectivas para a nova fábrica do time e apresentando Fernando Alonso como novo titular.

A Ferrari, oitava a se apresentar, mostrou o novo SF-23 em evento na sede da equipe, em Maranello. De quebra, aproveitou a cerimônia e colocou o carro na pista pela primeira vez. A Mercedes, por sua vez, divulgou imagens do W14 na internet, e trouxe como principal novidade a volta do visual preto.

Por fim, a Alpine fechou a fila de apresentações. O visual é semelhante ao de 2022, inclusive com uma pintura para as primeiras provas do ano, mas o time francês aposta em novidade na dupla de pilotos titulares: Pierre Gasly é o novo companheiro de Esteban Ocon.

Confira os novos carros da temporada 2023 da F1:

A Haas foi a primeira a exibir sua nova cara para 2023, mas a apresentação foi apenas de um show car com as novas cores da equipe – graças à entrada da MoneyGram como nova patrocinadora máster do time. O novo modelo já foi para a pista em um shakedonw, mas só deve ser visto em detalhes nos testes de pré-temporada no Bahrein.

O modelo apresentado em Nova York é bem parecido com o antecessor, o RB18 - e tem a missão de ter também resultados parecidos com os alcançados pela equipe em 2022, campeã de pilotos e construtores. A grande novidade da Red Bull no lançamento foi o anúncio da parceria com a Ford, que assume o posto de fornecedora de motores do time e da AlphaTauri a partir de 2026.

Lanterna do Mundial de construtores em 2022, a Williams apresentou um visual de poucas novidades para a temporada 2023. A pintura do FW45 é basicamente uma atualização da usada no último ano, com o acréscimo de novos patrocinadores. O novo carro foi para a pista no dia 13 de fevereiro, em um shakedown em Silverstone.

A Alfa Romeo apresentou o C43 com um visual renovado, deixando de lado a pintura em vermelho e branco e apostando no vermelho e preto, graças ao acordo com uma nova patrocinadora. Diferente do que fizeram as antecessoras no ano, a equipe exibiu uma versão real do modelo que deve ir à pista no começo do ano, e não apenas um show car com a versão 2023 da pintura. O modelo é o último da parceria entre Alfa Romeo e Sauber, que termina no fim do ano.

O modelo AT04 é a aposta da AlphaTauri para superar os fracos resultados de 2022. Em 2023, o time aposta no holandês Nyck de Vries, que chega para assumir a vaga de Pierre Gasly depois que o francês foi para a Alpine. Na apresentação, a equipe exibiu o novo visual em um show car, deixando para mostrar o novo carro de fato em testes. Na pintura, a novidade fica por conta da chegada da petrolífera PKN Orlen como patrocinadora. Como eles divulgaram, é moda dentro e fora da pista. 

O modelo, que se chamaria MCL37, ganhou um nome especial para celebrar os 60 anos de fundação da equipe. O visual apresenta poucas novidades, mas a equipe terá uma temporada cheia de estreias - entre elas, Oscar Piastri como piloto titular e Andrea Stella como chefe de equipe.

Sétima colocada do Mundial de construtores 2022, a Aston Martin foi a primeira a anunciar uma data de lançamento para 2023. O time aposta alto para este ano, com a promessa de um carro 90% novo em relação ao do ano passado. A principal novidade do AMR23, no entanto, estará dentro do cockpit: Fernando Alonso, 41 anos, chega para assumir a vaga de Sebastian Vettel, aposentado.

A expectativa do ano é a resposta da Ferrari diante da chegada de Frédéric Vasseur para o posto de chefe de equipe. O time lançou o modelo SF-23 em Maranello, diante dos próprios funcionários, e já aproveitou o evento para colocar o carro na pista pela primeira vez. Charles Leclerc deu as primeiras voltas e gostou do resultado.

A Mercedes deixou de lado a tradicional pintura prateada e apostou na volta do visual preto para o W14. A cor não é apenas uma questão estética, mas também estratégica: com os carros pretos, o time pode eventualmente tirar tinta de determinadas partes, deixando mais leve o modelo de 2023 - e, consequentemente, tentando diminuir a diferença para Red Bull e Ferrari.

Última equipe a apresentar o novo modelo, a Alpine traz de volta a pintura azul com detalhes em rosa. A exemplo do que fez em 2022, o time correrá as primeiras corridas de 2023 com um visual especial, todo em rosa. A novidade do time também está atrás do volante: Pierre Gasly, ex-AlphaTauri, é o novo companheiro de Esteban Ocon, substituindo o espanhol Fernando Alonso.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais